Conecte-se conosco

Saúde

Bateu a raiva? Método japonês infalível vai trazer sua paz de volta

Esse método, que acabou por ser mais eficiente do que as técnicas convencionais de lidar com a raiva, surpreendeu até mesmo pesquisadores com sua eficácia.

Publicado

em

Você já se pegou tão irritado a ponto de querer gritar ou bater em algo? E se houvesse uma maneira melhor e surpreendentemente simples de lidar com essa raiva? Pesquisadores japoneses trouxeram uma resposta inovadora para essas perguntas.

Em um estudo da Universidade de Nagoya, liderado por Nobuyuki Kawai, especialista em ciências cognitivas, descobriu-se que escrever seus sentimentos e depois rasgar o papel é uma estratégia eficaz para dissipar a raiva. Esse método, que se mostrou mais eficiente do que as técnicas convencionais de lidar com a raiva, surpreendeu até mesmo os pesquisadores com sua eficácia.

Detalhes do estudo

Para entender melhor essa técnica, o estudo contou com a participação de 100 estudantes. Os participantes foram convidados a expressar suas opiniões sobre assuntos polêmicos, como a proibição do fumo em locais públicos.

Eles foram informados de que suas respostas seriam avaliadas por um avaliador da Universidade de Nagoya, que julgaria aspectos como inteligência e racionalidade. No entanto, todos os participantes receberam propositadamente feedback negativo para provocar sentimentos de raiva.

Observando os efeitos

Os estudantes foram então divididos em dois grupos. Um deles deveria guardar seus escritos, enquanto o outro foi instruído a rasgar ou jogar fora o papel.

Aqueles que mantiveram seus escritos apresentaram níveis persistentemente altos de raiva. Por outro lado, os participantes que destruíram seus escritos experimentaram uma redução significativa na raiva, chegando a neutralizá-la.

Por que funciona?

A pesquisa sugere que o ato de escrever permite uma expressão segura e controlada dos sentimentos, enquanto rasgar o papel simboliza o descarte dessas emoções negativas.

Essa abordagem não apenas ajuda a acalmar a raiva quase imediatamente, mas também oferece uma estratégia prática para gerenciar emoções intensas no cotidiano, seja em contextos pessoais ou profissionais.

Portanto, quando a raiva tomar conta por aí, pegue um papel e uma caneta. Escreva tudo o que está sentindo e, em seguida, faça um gesto simbólico de libertação ao rasgar o papel. Esse simples ato pode ser o segredo para recuperar a sua paz de espírito rapidamente. E aí, vai experimentar?

Com informações do Portal O Globo.

Formada em Relações Públicas (UFG), especialista em Marketing e Inteligência Digital e pós-graduada em Liderança e Gestão Empresarial. Experiência em Marketing de Conteúdo, comunicação institucional, projetos promocionais e de mídia. Contato: iesney.comunicacao@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS