Economia
BC finaliza aperfeiçoamento nas operações de crédito baseadas em recebíveis de cartão
Movimento tornapossível aumentar o universo de agentes que podem adquirir ou aceitar ativos em garantia em operações de crédito.
O Banco Central anunciou que aprovou convenção das registradoras de recebíveis de cartões, decisão que ainda faltava para encerrar sua programação de aperfeiçoamento das operações de crédito baseadas em recebíveis. Divulgado nesta quarta-feira, o regime começa a valer no dia de 3 de novembro.
As integrantes da convenção são as registradoras Cerc Central de Recebíveis, Tag Tecnologia para o Sistema Financeiro S.A. e Câmara Interbancária de Pagamentos (Cip).
De acordo com o chefe do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do BC, Ângelo Duarte, a reforma vem ocorrendo alguma tempo.
“Essa era a última peça que estava faltando para a mudança que o Banco Central vem implementando há algum tempo de reforma, de aperfeiçoamento nas operações de crédito baseadas em recebíveis de cartão, incluindo operações de desconto ou operações garantidas por recebíveis”, disse.
Duarte também afirmou que a medida trará mais segurança e transparência nesse tipo de operação e também maior competição, com oferta de taxas menores, já que um maior número de potenciais financiadores deve oferecer crédito.
Em nota, o BC explicou que com o registro desses recebíveis e a possibilidade de constituição de ônus e gravames nos sistemas das próprias registradoras, será possível aumentar o universo de agentes que podem adquirir ou aceitar esses ativos em garantia em operações de crédito, tanto de lojistas como de credenciadores e subcredenciadores.
O BC também apontou que , isso trará mais liquidez para o mercado desses ativos.
Segundo João Andre Pereira, chefe do Departamento de Regulação do BC, atualmente quase 1,8 trilhão de reais circula por ano nos arranjos de crédito e débito. Levando em conta o tamanho da movimentação, é possível esperar um potencial “muito grande” para o desenvolvimento do uso de recebíveis como garantia.

-
Mundo12 horas atrás
Não é Paris nem Nova York: cidade mais linda do mundo fica no Brasil
-
Tecnologia1 dia atrás
Bradesco, Santander e BB confirmam adesão ao Origem Verificada, recurso antifraude da Anatel
-
Finanças1 dia atrás
Não fique calado! 5 direitos que todo consumidor deve saber para não ser enganado
-
Finanças2 dias atrás
Qual é a celebridade feminina mais rica dos EUA? Veja o top 10
-
Economia2 dias atrás
Quanto custaria o Motorola V3 nos dias de hoje?
-
Bancos14 horas atrás
Dinheiro ‘desaparece’ das Caixinhas e clientes do Nubank exigem solução
-
Investimentos5 horas atrás
Governo aprova mudanças na tributação de investimentos; saiba como ficou
-
Empresas1 dia atrás
ChatGPT revoluciona reuniões empresariais com novas funções