Conecte-se conosco

Economia

BCE conserva política monetária mas indica afrouxamento em dezembro

BCE disse que vai reavaliar se será preciso fornecer mais apoio na reunião de 10 de dezembro.

Publicado

em

O Banco Central Europeu informou nesta quinta-feira que manteve sua política monetária, recusando-se a fornecer mais estímulo em meio a um novo aumento de casos de coronavírus, mas sinalizou mais claramente um possível afrouxamento em dezembro.

Alemanha e França vivem novos lockdowns após uma segunda onda de infecções por coronavírus se abater sob a Europa antes do inverno. Outros entre os 19 países da zona do euro também estão paralisando grande parte de seus setores de serviços, um ameaçando a retomada econômica.

O BCE disse que a pandemia gera riscos para o crescimento econômico e que vai reavaliar se será preciso fornecer mais apoio na reunião de 10 de dezembro, quando terá em mãos projeções atualizadas.

“O Conselho vai recalibrar seus instrumentos, conforme apropriado, para responder aos desdobramentos da situação e garantir que as condições de financiamento permaneçam favoráveis para sustentar a recuperação econômica e combater o impacto negativo da pandemia na trajetória projetada de inflação”, comunicou o BCE.

Após ter apostado em estímulos nunca antes vistos, a autoridade monetária parece estar paciente quando a uma nova medida, embora tenha reafirmado o compromisso de fornecer mais estímulo se necessário.

O BCE ainda tem cerca de 700 bilhões disso para usar em compras de títulos até meados de 2021, de 1,35 trilhão de euros separados anteriormente.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS