Política
Benefício dos trabalhadores deve ser cancelado pelo governo em breve; Confira
O novo governo está com uma proposta de cortar benefício de trabalhadores nas próximas semanas. Veja o que pode mudar.
De acordo com o novo ministro do trabalho, Luiz Marinho, o saque-aniversário do FGTS deve ser extinto em breve. O benefício foi criado durante o governo Bolsonaro e milhares de pessoas aderiram a ele para aumentar o recebimento anual.
Entretanto, de acordo com o ministro, esse tipo de saque vai contra a função original do fundo, que é garantir renda aos trabalhadores em momentos de crise. O FGTS pode ser utilizado para momentos de dificuldade do trabalhador, como demissão, doença grave, aposentadoria, entre outros.
No caso de optar pelo saque-aniversário, o trabalhador pode sacar um valor todos os anos, no mês de seu aniversário, com base no valor disponível no fundo. Porém, ele perde o direito de sacar o valor nestes casos de emergência.
Para o novo governo, essa ideia é um desserviço, pois deixa o trabalhador vulnerável em momentos de crise. Dessa forma, até o mês de março essa modalidade deve ser cancelada pelo governo Lula, após uma reunião com o Conselho Curador do FGTS.
A única chance de a modalidade permanecer vigente no país é se o Conselho não aceitar a proposta, já que nele há representantes dos trabalhadores, que contam com três cadeiras, bem como representantes das empresas, que podem ocupar o mesmo número de cadeiras.
A decisão ficou para março, pois as seis cadeiras disponíveis para representantes do governo estão vazias e precisam de indicação para que sejam compostas e os trabalhos continuem.
“A manutenção ou não do saque aniversário do FGTS será objeto de amplo debate junto ao Conselho Curador do FGTS e com as centrais sindicais. A nossa preocupação é com a proteção dos trabalhadores e trabalhadoras em caso da sua demissão e com a preservação da sua poupança”, disse o ministro em suas redes sociais.
A data marcada para que todos os nomes do Conselho sejam apresentados é 21 de março, por isso a decisão foi adiada. Até lá, os aniversariantes de janeiro, fevereiro e até mesmo de março podem fazer o saque do valor.
-
Tecnologia2 dias atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Empreendedores que abrem CNPJ perdem o Bolsa Família? Veja regras
-
Tecnologia2 dias atrás
Transforme seu celular Xiaomi com estas 6 configurações importantes
-
Tecnologia1 dia atrás
WhatsApp agora permite esconder conversas para mais privacidade
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Se você vai trabalhar no Natal e Ano Novo, deve conhecer seus direitos