Economia
Benefício por incapacidade: você tem direito, saiba como requerer!
Confira quem tem direito ao benefício por incapacidade e saiba o passo a passo para requerer, caso seja necessário.
Você pode até não saber, mas o benefício por incapacidade temporária do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é um direito disponível a todos os trabalhadores que ficam impedidos de exercer suas atividades profissionais por mais de 15 dias consecutivos, por motivo de acidentes ou doenças.
Esse benefício, também conhecido como auxílio-doença, visa garantir uma renda mensal ao segurado enquanto ele se recupera para voltar às atividades. Para ter direito ao benefício, no entanto, é fundamental que alguns requisitos sejam cumpridos, como:
- estar longe do trabalho por mais de 15 dias consecutivos;
- comprovar, por meio de exames e laudos médicos, que não possui condições para exercer as funções no trabalho, temporariamente;
- possuir qualidade de segurado do INSS, ou, em outras palavras, estar contribuindo para a Previdência Social;
- ter cumprido a carência de, ao menos, 12 contribuições.
A depender do caso em específico, os requisitos podem se alterar, como diz a legislação atual, por exemplo, em casos de acidentes ou doenças graves, já que não mais é exigida carência, apenas a qualidade de segurado do instituto.
Como solicitar?
Para requerer o benefício por incapacidade, é possível optar entre alguns métodos disponibilizados, de acordo com o que melhor atender às necessidades individuais. As opções são:
- Central de Atendimento, pelo número 135, que irá direcionar o segurado até uma Agência da Previdência Social (APS), visando realizar perícia médica, presencialmente;
- pelo site ou aplicativo Meu INSS, que agora conta com a possibilidade de realizar a análise documental, graças ao Atestmed, podendo ter o benefício concedido sem ter que passar pela perícia médica presencial, ou seja, garantindo ainda mais praticidade e comodidade ao segurado.
Independentemente do método escolhido, o mais recomendado em caso de dúvida é entrar em contato com a central, por meio do número 135.
O atendimento é feito das 7h às 22h, de segunda a sábado, pelos atendentes, enquanto o eletrônico funciona 24 horas, a semana toda. Vale lembrar que as ligações feitas por celulares e fixos são gratuitas.

-
Finanças2 dias atrás
Mudanças na pensão por morte: o que viúvos precisam saber?
-
Finanças2 dias atrás
Quanto ganha por mês uma pessoa considerada rica no Brasil?
-
Mundo14 horas atrás
Melhores cidades da América Latina para viver: conheça as brasileiras na lista
-
Mundo12 horas atrás
Conheça o país que cobra mais de MIL REAIS por dia de turistas
-
Finanças1 dia atrás
5 hábitos que parecem inofensivos, mas ‘comem’ todo o seu dinheiro sem você perceber
-
Bancos17 horas atrás
Feriadão de abril altera funcionamento dos bancos: veja o que muda
-
Tecnologia2 dias atrás
3 modelos de iPhone são descontinuados após chegada do 16e
-
Tecnologia2 dias atrás
Aumente a segurança do seu filho no WhatsApp com as nossas dicas