Economia
Benefício por incapacidade: você tem direito, saiba como requerer!
Confira quem tem direito ao benefício por incapacidade e saiba o passo a passo para requerer, caso seja necessário.
Você pode até não saber, mas o benefício por incapacidade temporária do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é um direito disponível a todos os trabalhadores que ficam impedidos de exercer suas atividades profissionais por mais de 15 dias consecutivos, por motivo de acidentes ou doenças.
Esse benefício, também conhecido como auxílio-doença, visa garantir uma renda mensal ao segurado enquanto ele se recupera para voltar às atividades. Para ter direito ao benefício, no entanto, é fundamental que alguns requisitos sejam cumpridos, como:
- estar longe do trabalho por mais de 15 dias consecutivos;
- comprovar, por meio de exames e laudos médicos, que não possui condições para exercer as funções no trabalho, temporariamente;
- possuir qualidade de segurado do INSS, ou, em outras palavras, estar contribuindo para a Previdência Social;
- ter cumprido a carência de, ao menos, 12 contribuições.
A depender do caso em específico, os requisitos podem se alterar, como diz a legislação atual, por exemplo, em casos de acidentes ou doenças graves, já que não mais é exigida carência, apenas a qualidade de segurado do instituto.
Como solicitar?
Para requerer o benefício por incapacidade, é possível optar entre alguns métodos disponibilizados, de acordo com o que melhor atender às necessidades individuais. As opções são:
- Central de Atendimento, pelo número 135, que irá direcionar o segurado até uma Agência da Previdência Social (APS), visando realizar perícia médica, presencialmente;
- pelo site ou aplicativo Meu INSS, que agora conta com a possibilidade de realizar a análise documental, graças ao Atestmed, podendo ter o benefício concedido sem ter que passar pela perícia médica presencial, ou seja, garantindo ainda mais praticidade e comodidade ao segurado.
Independentemente do método escolhido, o mais recomendado em caso de dúvida é entrar em contato com a central, por meio do número 135.
O atendimento é feito das 7h às 22h, de segunda a sábado, pelos atendentes, enquanto o eletrônico funciona 24 horas, a semana toda. Vale lembrar que as ligações feitas por celulares e fixos são gratuitas.
-
Cotidiano2 dias atrás
Nem pense em batizar seu filho assim: 100 nomes que são proibidos no Brasil
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Finanças2 dias atrás
Dá para ganhar dinheiro com a nova IA do WhatsApp? Veja do que ela é capaz
-
Economia1 dia atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS