Conecte-se conosco

Agronegócio

Beterraba: aprenda como aproveitar até mesmo as folhas dessa planta!

A beterraba traz diversos benefícios para a saúde, mas você sabia que as folhas dessa planta também? Descubra como prepará-las!

Publicado

em

A beterraba é um alimento bastante versátil, nutritivo e saudável, que pode ser consumido de diversas maneiras. Ela é rica em minerais, vitaminas, antioxidantes e fibras que trazem diversos benefícios para a saúde, além de proporcionar pratos deliciosos.

Alguns dos benefícios do ingrediente são:

  • Fortalecer o sistema imunológico;
  • Regular a pressão arterial;
  • Proteger o fígado;
  • Prevenir o envelhecimento precoce;
  • Melhorar a circulação sanguínea;
  • Prevenir a anemia.

Como a beterraba possui um sabor adocicado, ela pode ser usada em saladas, sucos, sopas, bolos e até mesmo doces. No entanto, iremos falar sobre outra parte dessa planta, as suas folhas, bem como sobre os benefícios e seus modos de preparo.

Folhas de beterraba: quais os benefícios?

De acordo com um estudo publicado no site DrLam Coaching, as folhas da beterraba, assim como a planta em si, são uma excelente fonte de nutrientes, mas os verdinhos acabam descartados pela sua aparência.

O sabor das folhas também é doce, podendo ser aproveitadas de diversas formas, principalmente por serem ricas em vitamina C, fibras e antioxidantes. Além disso, são muito simples de introduzir na alimentação diária.

Apesar de não terem a melhor das aparências, as folhas de beterraba podem ter um gosto mais suave que o da própria planta, desde que preparadas da maneira correta, assim como ensinaremos no passo a passo logo abaixo.

Como preparar e incluir as folhas de beterraba na alimentação

É possível seguir o modo de preparo já utilizado para algumas verduras e folhas, como as de espinafre, couve e semelhantes. Para isso, basta refogá-las com azeite, cebola e alho, cortados em partes pequenas, até que as folhas fiquem mais macias.

Depois, ainda dá para finalizar com queijo gratinado ou terminar como uma salada convencional, da maneira que for mais adequada para a refeição que está sendo preparada junto com o acompanhamento.

Também é possível utilizar as folhas cruas, como uma salada fria, misturando-as com repolho roxo, cebolas picadas, tomates picados, iogurte natural, manga ou maçã, de acordo com a preferência.

O importante, no caso da salada crua, é reservar o prato na geladeira antes de servir. A sugestão de consumo é como um acompanhamento para proteínas e carboidratos, como arroz e frango, por exemplo.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS