Conecte-se conosco

Agronegócio

Saiba como plantar a beterraba em vasos de um jeito bem fácil e prático

É possível cultivar essa hortaliça em vasos e, com isso, garantir beterrabas fresquinhas e livres de agrotóxicos.

Publicado

em

A beterraba é um alimento versátil, saboroso e rico em diversos nutrientes como potássio, magnésio, ferro, vitamina A, B6 e C, bem como, carboidratos. Suas propriedades ajudam a prevenir inúmeras doenças, além de reforçar significativamente nosso sistema imunológico.

Sendo assim, e diante de tantos benefícios advindo do consumo dessa raiz, imprescindível não ter beterraba em casa, não é mesmo? E quando falamos em “ter”, saiba que isso pode ser mais fácil do que você pensa, afinal, é perfeitamente possível cultivar essa hortaliça em vasos em qualquer cantinho da casa. O resultado são beterrabas fresquinhas, livres de agrotóxicos e muito mais saudáveis e saborosas.

Se interessou? Então fique atento ao passo a passo para o cultivo.

Plantio

Plantar beterraba orgânica não tem muito segredo. A beterraba gosta mais de climas amenos, porém alguns cultivares vão bem em temperaturas mais altas. No geral, a temperatura deve ficar entre 10ºC e 24ºC. 

Além disso, a beterraba gosta de luz. Desse modo, escolha um cantinho da casa para colocar seu vaso onde haja incidência de sol direto, pelo menos, durante uma parte do dia.

Escolha um vaso de bom tamanho e profundidade e certifique-se que o recipiente apresenta orifícios de drenagem. Coloque uma camada de pedriscos no fundo e depois preencha com substrato. O solo deve estar bem drenado, fértil e rico em matéria orgânica. A beterraba cresce melhor com solo rico em boro, então, vale a pena adicionar.

Para não errar, semeie e plante entre os meses de abril e junho. O cultivo pode-se dar em sistema de semeadura direta e plantio por mudas. Para o plantio com sementes, recomenda-se colocar as sementes em água durante 12 horas e em seguida lavar em água corrente, deixando secar a sombra. Depois, coloque as sementes no vaso, de forma espaçada.

Irrigue com frequência deixando o solo úmido, nunca encharcado. Isso prejudica o desenvolvimento da beterraba. Assim que as plantinhas germinarem e se desenvolverem, cuide para que as raízes da beterraba não fiquem expostas, colocando palha ou terra por cima.

A colheita da beterraba orgânica varia de acordo com seu cultivar, mas em geral as raízes são colhidas em cerca de 80 dias após a semeadura. Não deixe passar muito do tempo de colheita, pois as raízes ficam duras. As folhas também podem ser consumidas. Aproveite!

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS