Conecte-se conosco

Mundo

Bilionários russos sofrem as consequências do conflito no leste europeu

A guerra entre Rússia e Ucrânia vem gerando diversos problemas, até para os homens mais ricos da Rússia.

Publicado

em

O conflito no leste europeu vem gerando graves consequências para a sociedade. A guerra entre Rússia e Ucrânia tem se intensificado, resultando em diversos processos de sanções econômicas de ambos os lados (União Europeia e Rússia). Antes do conflito se iniciar, os bilionários russos correspondiam a cerca de 21% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.

No entanto, após a invasão, esse número reduziu para 15%, segundo pesquisa da Statista. De fato, desde o início da invasão russa à Ucrânia, em 23 de fevereiro, a networth (patrimônio líquido) dos russos listados na Bloomberg Billionaires Index diminuiu um valor combinado de US$88 bilhões.

Em concordância com o The Economist, 85% do dinheiro desses bilionários advém do crony sector, ou setor de amizades, como é popularmente conhecido, no qual atores políticos e empresariais trabalham juntos. Por outro lado, em 2020, os dados demostravam que cerca de 20 milhões de pessoas viviam abaixo da linha da pobreza, de acordo com o ministro do Trabalho, Anton Kotiakov.

Fazendo uma breve comparação com o Brasil, em 2021, haviam 27 milhões de pessoas abaixo da linha da pobreza, com uma população de 212 milhões. Já a Rússia contabilizou 20 milhões de pessoas, com uma população de 144 milhões. Não obstante, enquanto a Rússia tem 15% do PIB do país atrelado aos bilionários russos listados na Bloomberg Billionaires Index, que são 21, no Brasil existem 9 bilionários na lista e somam 5% da participação no PIB de seus nacionais mais abastados.

Em vista disso, comparando com os EUA, que possui 15% de seu PIB referente a seus bilionários, comporta 35% dos bilionários listados, incluindo 8 dos 9 primeiros no ranking. De qualquer forma, mesmo com a recaída da economia russa, o país ficou à frente do Brasil na lista dos maiores PIBs, apresentando uma recuperação de 4,7% em 2021.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS