Conecte-se conosco

Perfis

Biografia de Frederico Trajano, CEO do Magazine Luiza

Frederico Trajano é o CEO do Magazine Luiza, e, com ações e estratégias, têm obtido excelentes resultados para a empresa, especialmente com o e-commerce.

Frederico Trajano

Frederico Trajano é um administrador de empresas e executivo que, atualmente, exerce o cargo de CEO do Magazine Luiza. À frente do Magalu, negócio da família fundado na década de 1950, ele é a terceira geração que administra a empresa, que é uma referência no mercado varejista do Brasil.

Perfil de Frederico Trajano

Nome completo: Frederico Trajano Inácio Rodrigues
Formação: Administração de Empresas
Local de nascimento: Franca, São Paulo
Data de nascimento: 25 de março de 1976
Ocupação: Diretor presidente do Magazine Luiza

Leia ainda: Conheça Luiza Trajano, a presidente da grande rede Magazine Luiza!

Nos anos de 2017, 2018 e 2019, Frederico Trajano integrou a lista dos 25 melhores CEOs do Brasil, segundo a Revista Forbes. Além disso, também em 2018, foi considerado pela Revista GQ Brasil como o “Homem do Ano”.

No comando do Magazine Luiza, Frederico Trajano tem ajudado a transformar a empresa de eletrodomésticos. Para se ter uma ideia, foi ele quem liderou, junto ao Magazine Luiza, a compra de 20 empresas menores em 2020, nas áreas de startups de inteligência artificial, de entrega de comida e até plataformas destinadas ao público geek.

O resultado de tanto investimento tem gerado bons lucros. O e-commerce do Magalu, ou seja, as vendas online, corresponde a aproximadamente 70% da receita da empresa. Segundo o CEO do Magazine Luiza, mesmo após a crise da Covid-19, o e-commerce no Brasil ainda gira em torno de, apenas, 10% do varejo.

Essa é apenas uma das muitas estratégias que Frederico Trajano tem adotado para impulsionar as vendas do Magalu. Então, se você quer conhecer mais sobre o CEO do Magazine Luiza, continue lendo este artigo.

Quem é Frederico Trajano?

Frederico Trajano e a mãe, Luiza Trajano

Frederico Trajano e a mãe, Luiza Trajano

Frederico Trajano Inácio Rodrigues nasceu em Franca (São Paulo), no dia 25 de março de 1976, é filho de Luiza Helena Trajano e Erasmo Fernandes Rodrigues. Ele é sobrinho neto de Pelegrino José Donato e Luiza Trajano Donato, a fundadora do Magazine Luiza, que, posteriormente, passou a ser administrado por Luiza Helena, empresária e executiva durante 25 anos.

Trajano formou-se em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo, em 1998. Alguns anos depois, fez uma pós-graduação pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. Frederico também tem experiência como analista de investimentos do Deutsche Bank, onde trabalhou por quatro anos.

Foi no ano 2000 que Frederico Trajano começou a trabalhar na empresa da família, onde era o responsável pelo departamento de comércio eletrônico e criou o e-commerce do Magalu. Já em 2002, tornou-se o diretor de Marketing da empresa. Em 2005, Frederico Trajano passou para diretor comercial, e, em 2010, assumiu o cargo de diretor-executivo de vendas e marketing, abrangendo também as áreas de logística e tecnologia. Somente em 2016, tornou-se presidente, após substituir Marcelo Silva. Frederico Trajano assumiu o cargo de CEO da empresa desde então.

Segundo a Revista Forbes, de 2017, Frederico Trajano foi considerado um dos 25 melhores CEOs do Brasil, além de ter sido escolhido como Empreendedor do Ano em E-commerce, de acordo com a Revista Isto É Dinheiro. Neste mesmo ano, foi eleito Líder do Brasil pelo LIDE, sendo este o maior prêmio empresarial do País.

Em abril de 2021, passou a ser sócio do Portal Poder360, adquirindo 25% das ações. O investimento pessoal foi voltado para a expansão do negócio. Trajano se destaca por apostar e investir nas vendas digitais, seguindo um padrão que tem gerado bons rendimentos.

Entretanto, o empresário não abre mão de uma das maiores filosofias da empresa: o calor humano. Trajano faz questão de manter o bem-estar de seus colaboradores, tanto os que trabalham nos pontos físicos como os que atuam nas plataformas online. Para Frederico, independente da rentabilidade, é preciso manter um ambiente saudável.

Gestão à frente do Magazine Luiza

Com quase duas décadas de experiência na empresa da família, Frederico Trajano foi preparado por sua mãe, Luiza Trajano, por dois anos até que ele assumisse o cargo de CEO do Magazine Luiza. Uma das maiores criações de Trajano à frente da empresa foi o MaganizeVocê, uma plataforma que ele desenvolveu enquanto ainda era diretor-executivo de operações, onde era possível vender pelo Facebook.

Além disso, também criou o LuizaLabs, que tem como intuito o desenvolvimento da área digital da empresa. É uma espécie de laboratório de tecnologia e inovação que permite criar projetos para atender todos os canais de vendas da empresa.

Ter essa visão mais empreendedora e humana fez com que a empresa conseguisse resultados otimistas, mesmo diante da crise econômica que atingiu o País durante a pandemia do novo coronavírus. Com as ações corretas, o Magazine Luiza teve um importante crescimento do e-commerce ainda no primeiro ano em que Frederico Trajano assumiu como CEO do Magazine Luiza.

Nos quase dois anos em que Frederico Trajano está à frente do e-commerce, a empresa já registrou um crescimento considerável de 50%, somente nas vendas online, o que representa 30% do faturamento do Magalu. Isso indica um crescimento de mais de 30 vezes, no que se refere ao valor de mercado do Magazine Luiza.

Essa estratégia de atuar no mercado online integrado às lojas físicas era algo totalmente contrária ao que o mercado propunha na época. Porém, foi algo que surpreendeu a todos e os resultados fizeram com que o Magazine Luiza se tornasse destaque entre as empresas varejistas do Brasil.

E sabe a Lu, aquela avatar que hoje aparece em propagandas e ajuda os clientes nas vendas online? Ela também foi ideia de Frederico Trajano.

Resultados positivos

Tantos esforços e estratégias aplicadas por Frederico Trajano fizeram com que o Magazine Luiza obtivesse resultados incrivelmente positivos. Ao longo de sua gestão, o empresário pode ver as ações da empresa serem cotadas com a maior alta entre os anos de 2016 e 2017, de acordo com o estudo elaborado pela Economatica. A consulta foi feita com mais de 5 mil empresas americanas e de seis países da América Latina.

Em dezembro de 2020, o Boston Consulting Group (BCG) divulgou um levantamento feito entre o período de 2016 a 2020, revelando que o Magazine Luiza foi extremamente valorizado no mercado, com ganhos totais de 226% anuais. Isso colocou o Magalu com maior retorno aos acionistas em todo o mundo, incluindo-o na primeira colocação no ranking nacional, por indústria. Os dados são da pesquisa “The 2021 Value Creators Rankings”.

Outra conquista de Frederico Trajano foi receber o prêmio Executivo de Valor, de 2018, promovido pelo Jornal O Valor. A premiação é voltada para gestores que conseguiram se destacar ao longo do ano. Já em 2020, Trajano foi o executivo mais inovador do Brasil, segundo o Anuário Valor Inovação Brasil, além disso, conquistou o prêmio Executivo de Valor, na categoria Comércio, sendo este seu terceiro prêmio consecutivo, e Transformador Digital. Para completar, Frederico Trajano ganhou o prêmio E-commerce Brasil na categoria Gestão e Operações.

Surgimento do Magazine Luiza

Como grande parte das empresas no Brasil, o Magazine Luiza, que ainda não levava este nome, iniciou suas atividades de maneira modesta, em 1957. Chamada A Cristaleira, era uma loja pequena, localizada em Franca, cidade no interior do Estado de São Paulo. Somente após alguns anos passaria a adotar o nome como conhecemos hoje: Magazine Luiza, após um concurso de rádio.

Aos poucos, o negócio foi expandindo para o interior de São Paulo, especialmente devido à participação e investimento de outros familiares que acreditavam no negócio. Assim, em 1974, foi inaugurada a primeira grande loja de departamentos do Magazine Luiza. O local tinha cerca de cinco mil metros quadrados. Na década de 1980, a empresa passou a investir em equipamentos de informática e automação, tornando-se a primeira loja do ramo a apostar neste segmento no Brasil.

Foi nesta mesma época que o Magazine Luiza inaugurou sua primeira loja fora de São Paulo. Agora, o Magalu estava em Minas Gerais. Mas, foi somente na década de 1990 que a empresa teve um crescimento significativo. Isso se deu por meio da fundação da Holding LDT e pela nomeação de Luiza Helena, mãe de Frederico Trajano, para liderar a empresa. Luiza Helena comandou o Magazine Luiza por quase 30 anos e foi a principal responsável pela expansão e crescimento do mercado da holding.

E um dos maiores marcos da empresa foi o lançamento da primeira loja online do Magazine Luiza, colocando-a como referência no e-commerce nacional, em 1999. Em 2000, ano em que Frederico Trajano entrou na empresa e ficaria responsável por trabalhar na implantação do comércio eletrônico, o Magalu teve ainda mais crescimento. Em 2016, quando já era CEO da holding, o crescimento da empresa, no segmento de vendas online, superou seis vezes a média do setor.

Para Frederico Trajano, CEO do Magazine Luiza, afirmou que e-commerce é a saída para a crise, além de um passo para a modernidade, especialmente quando agregado ao calor humano. Atualmente, a empresa conta com quase 800 lojas físicas em todo o Brasil.

E então, o que achou da história de Frederico Trajano, CEO do Magazine Luiza. Inspiradora, não é mesmo? Para conhecer mais sobre outros grandes nomes que se superaram em suas áreas, continue lendo os artigos do Capitalist.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS