Tecnologia
Bloqueio 24h! Google anuncia mudança importante para acabar com transtornos no Workspace
Big tech criou ferramenta para facilitar o controle dos usuários e gerar maior segurança. Serviço já começou a implementar a novidade.
O Google fez um anúncio nessa quarta-feira (6) que vai atingir diretamente os clientes do Workspace, que é um serviço criado pela big tech voltado para empresas. Se você se enquadra nesse grupo, fique atento à novidade.
A medida visa, basicamente, aumentar a segurança dos usuários. A partir de agora, será possível bloquear arquivos do Google Drive, impondo limites de edição, de comentários ou sugestões de qualquer pessoa, independentemente do nível de acesso.
Ao bloquear um arquivo, quem tiver acesso a ele poderá somente ler e não mais fazer alterações ou mudar algo sem, antes, avisar o usuário de origem. Essa possibilidade, com certeza, vai reduzir transtornos e “dores de cabeça”.
Início
De acordo com o comunicado, a novidade começou a ser implementada em domínios de lançamento rápido desde a terça-feira (5).
Os arquivos que estão em domínios de lançamento agendado poderão contar com o recurso de bloqueio a partir do dia 20 de setembro. Fique atento!
Esse tipo de mecanismo já era algo que o usuário podia fazer por meio da API do Google Drive ou pela aprovação de solicitação. A diferença, agora, é a praticidade e rapidez.
Qualquer arquivo poderá ser bloqueado, e a qualquer momento, conforme o interesse do usuário. Basta clicar com o botão direito, ir em “Informações do Arquivo” e, depois, “Bloquear”.
Atualizações
O Workspace já vem sendo atualizado pelo Google, há algum tempo. A empresa adicionou, recentemente, a Duet AI à plataforma, que é um sistema de Inteligência Artificial que auxilia na criação de planilhas, apresentações e resumos de documentos. Ela funciona na versão paga do serviço.
Outra incorporação foi o início dos testes de login sem senha. Milhões de contas cadastradas no Workspace e Google Cloud estão passando por esse processo. A mudança veio para solucionar um problema antigo dos usuários, que é o de não lembrar a senha e sempre ter que redefinir.
Essas e outras alterações surgem em um momento de corrida pelo posicionamento no setor de IA. O Google, hoje, luta para alcançar grandes concorrentes, como a Microsoft.

-
Bancos2 dias atrás
O que acontece com as contas bancárias após a morte do titular?
-
Tecnologia1 dia atrás
E-mail lotado? Aprenda a esvaziar o Gmail para não perder mensagens importantes
-
Finanças1 dia atrás
Posso deixar toda a herança para um único filho? Entenda as regras
-
Agronegócio1 dia atrás
Esta é a melhor planta para criar uma cerca verde e sem gastar muito (e rápido!)
-
Tecnologia1 dia atrás
Pesquisa propõe nova cor nos semáforos para orientar carros autônomos
-
Política2 dias atrás
Guerra à vista? Investimentos em defesa aumentam no mundo inteiro
-
Bancos1 dia atrás
4 estratégias pouco conhecidas para lucrar no Banco Inter
-
Investimentos2 dias atrás
Mais de 20 empresas da B3 estão em recuperação judicial. Vale a pena investir?