Conecte-se conosco

Trend Investing

Bolsas devem tentar repetir performance da véspera

Melhora de Trump, possibilidade de novos estímulos globais e trégua em Brasília podem aliviar investidores.

Publicado

em

Bolsas tentam repetir bom humor da véspera. Ontem, no início da noite o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recebeu alta hospitalar e voltou para o jogo na disputa eleitoral. Por aqui, a trégua entre o Planalto e o Congresso, se mantida, pode trazer o alívio esperado pelo mercado há tempos. Às 9h05, o Ibovespa futuro registrava alta de 0,83%, aos 96.908 pontos.

A recuperação de Trump reduz as incertezas sobre as questões eleitorais, na medida em que o presidente dos EUA deve retomar a campanha eleitoral mais rápido do que o esperado. Até porque a pesquisa eleitoral realizada pelo Wall Street Journal/NBC News, divulgada no final de semana, mostrou que o democrata Joe Biden tem 53% das intenções de voto, contra 39% de Trump.

Outro ponto que contribuiu para o bom humor da véspera é que a aprovação do pacote de estímulo fiscal para a economia norte-americana parece estar mais próximo de acontecer. No final da semana passada, a presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, afirmou que estava otimista com o avanço das negociações.

Por aqui, o mercado espera que os ânimos em Brasília estejam sob controle. Ontem, o senador Marcio Bittar, relator da proposta do Renda Cidadã, afirmou que “toda demanda tem que passar pelo carimbo da equipe econômica, e é o que estou fazendo”. Bittar disse ainda que pretende apresentar amanhã a forma de financiamento do novo programa social e reforçou que o teto de gasto será respeitado.

Além disso, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e o ministro da Economia, Paulo Guedes, após um jantar, pediram desculpas pelos recentes atritos e defenderam a continuidade da agenda de reformas.

Ontem, o Fundo Monetário Internacional (FMI) informou que melhorou as perspectivas econômicas deste ano para o país, mas alertou que os riscos permanecem “excepcionalmente altos e multifacetados” e que a dívida do governo está a caminho de encerrar o ano em torno de 100% do Produto Interno Bruto (PIB), segundo informações da Reuters.

Por aqui, não há divulgações relevantes na agenda. Nos EUA, logo será divulgado o resultado da balança comercial do país e o relatório sobre contratações e demissões no país, ambos referentes a agosto. Logo mais, o presidente do Federal Reserve (Fed, BC dos EUA), Jerome Powell, fala em evento. Na Europa, a presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, afirmou que novos estímulos podem ser aplicados na região.

Em Nova York, o índice futuro do Dow Jones registrava alta de 0,28%, aos 28.072 pontos.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS