Conecte-se conosco

Economia

Bolsonaro alerta para “problemas de abastecimento” em 2022

Crise será causada pela interrupção da fabricação de fertilizantes na China, que vem racionando energia nos últimos meses.

Publicado

em

Enquanto discursava em uma solenidade no Palácio do Planalto nesta quinta-feira, 7, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) declarou que o país passará por uma fase de desabastecimento no ano de 2022. Segundo ele, a crise será causada pela interrupção da fabricação de fertilizantes na China.

Leia mais: Programa Renda Família abre fase de inscrições; Saiba como fazer

Em sua fala, Bolsonaro, que deixou de lado o tom apaziguador que vinha adotando desde setembro, foi pragmático ao dizer que, por questões de crise energética, a China começou a produzir menos fertilizantes. De acordo com o presidente, o país já aumentou o preço do produto, que ainda pode se tornar escasso.

“A cada cinco pratos de comida no mundo, um sai do Brasil. Vamos ter problemas de abastecimento no ano que vem”, disse Bolsonaro. O mandatário, entretanto, destacou que o governo brasileiro atua desde março em um plano emergencial para tratar da questão envolvendo a falta de fertilizantes.

Queda na fabricação

A China, no últimos meses, tem racionado o fornecimento de energia elétrica para alguns lugares. Isso fez com que houvesse a interrupção da produção de certos itens, entre eles os fertilizantes.

Com a diminuição da oferta, os preços dos insumo no mundo já subiram, o que, segundo Bolsonaro, afetará a produção no país. Somado a isso, existe ainda o problema da inflação crescente, que vem deteriorando o poder de compra dos brasileiros.

O presidente declarou que muitos países do mundo estão sofrendo com a alta dos preços, não só o Brasil. Em alguns deles, por exemplo, a crise do desabastecimento já é real.

Para acompanhar esse cenário, Bolsonaro declarou que pediu para que diplomatas no exterior fossem a supermercado e mostrassem como anda a situação lá fora.

“Pedi agora para uma pessoa nossa que trabalha nos Estados Unidos, Itamaraty, ir nos mercados bem como alguns embaixadores da Europa mostrar o que está acontecendo. Lá não é apenas inflação, está tendo desabastecimento” declarou o presidente.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS