Saúde
Bonitas e saudáveis: conheça 5 flores comestíveis para incluir na alimentação
As flores comestíveis enfeitam os pratos e alegram as refeições. Conheça algumas opções para deixar a sua mesa mais elegante e saudável.
Muito além de decorar os pratos, as flores comestíveis podem deixar sua alimentação mais rica, colorida e saudável. Saborizando saladas, entradas, pratos principais ou até doces, elas podem transformar suas refeições, tornando-as mais atrativas e saborosas.
Conheça 5 flores comestíveis e saiba como usar cada uma delas no seu dia a dia:
- Hibisco – muito além do famoso chá que faz sucesso entre as nutricionistas, essa flor também pode ser consumida de diversas formas. Com sabor delicado e delicioso, fica ótima crua ou cozida. As folhas também podem ser consumidas e são muito saborosas, quando jovens são verde-escuras e perfeitas para fazer salada.
- Maria-sem-vergonha – comum nas brincadeiras da infância, elas podem ser ingeridas cruas, em salada ou cozidas, e servem até para fazer geleias ou mousses. Já as sementes podem ser usadas como se fossem gergelim, mas para isso você precisa torrá-las.
- Begônia asa-de-dragão – de cor alaranjadas, avermelhadas ou róseas, essas flores tem um sabor delicadamente ácido e levemente refrescante. Elas podem ser consumidas cruas, em saladas de folhas ou de frutas. São ótimas também para enfeitar qualquer tipo de prato com elegância.
- Gervão – o nome forte não combina com a sutileza dessa florzinha delicada na aparência. Além de linda, ela também é comestível e muito gostosa para completar suas saladas, pratos e até doces.
- Capuchinha – amarelas, alaranjadas, brancas ou avermelhadas, elas aparecem na primavera e no verão. Possuem um aroma muito agradável e sabor picante que lembra o agrião e a rúcula, por isso são perfeitas para as saladas.
Esses são apenas alguns exemplos de flores comestíveis. Seja qual for a sua escolha, esses ingredientes podem completar seus pratos, trazendo um toque especial no sabor, além de mais cor e sofisticação para a sua mesa.
Dica: todas as espécies mencionadas podem ser cultivadas em casa. Para isso, basta utilizar uma adubação natural com húmus de minhoca, com farinha de casca de ovo ou borra de café.

-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Agronegócio1 dia atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Tecnologia23 horas atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Curiosidades2 dias atrás
Buffett promete doar 99% de sua fortuna — veja quem será beneficiado
-
Carreira12 horas atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Investimentos1 dia atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção
-
Tecnologia1 dia atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Tecnologia7 horas atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta