Saúde
Bonitas e saudáveis: conheça 5 flores comestíveis para incluir na alimentação
As flores comestíveis enfeitam os pratos e alegram as refeições. Conheça algumas opções para deixar a sua mesa mais elegante e saudável.
Muito além de decorar os pratos, as flores comestíveis podem deixar sua alimentação mais rica, colorida e saudável. Saborizando saladas, entradas, pratos principais ou até doces, elas podem transformar suas refeições, tornando-as mais atrativas e saborosas.
Conheça 5 flores comestíveis e saiba como usar cada uma delas no seu dia a dia:
- Hibisco – muito além do famoso chá que faz sucesso entre as nutricionistas, essa flor também pode ser consumida de diversas formas. Com sabor delicado e delicioso, fica ótima crua ou cozida. As folhas também podem ser consumidas e são muito saborosas, quando jovens são verde-escuras e perfeitas para fazer salada.
- Maria-sem-vergonha – comum nas brincadeiras da infância, elas podem ser ingeridas cruas, em salada ou cozidas, e servem até para fazer geleias ou mousses. Já as sementes podem ser usadas como se fossem gergelim, mas para isso você precisa torrá-las.
- Begônia asa-de-dragão – de cor alaranjadas, avermelhadas ou róseas, essas flores tem um sabor delicadamente ácido e levemente refrescante. Elas podem ser consumidas cruas, em saladas de folhas ou de frutas. São ótimas também para enfeitar qualquer tipo de prato com elegância.
- Gervão – o nome forte não combina com a sutileza dessa florzinha delicada na aparência. Além de linda, ela também é comestível e muito gostosa para completar suas saladas, pratos e até doces.
- Capuchinha – amarelas, alaranjadas, brancas ou avermelhadas, elas aparecem na primavera e no verão. Possuem um aroma muito agradável e sabor picante que lembra o agrião e a rúcula, por isso são perfeitas para as saladas.
Esses são apenas alguns exemplos de flores comestíveis. Seja qual for a sua escolha, esses ingredientes podem completar seus pratos, trazendo um toque especial no sabor, além de mais cor e sofisticação para a sua mesa.
Dica: todas as espécies mencionadas podem ser cultivadas em casa. Para isso, basta utilizar uma adubação natural com húmus de minhoca, com farinha de casca de ovo ou borra de café.

-
Tecnologia2 dias atrás
Advogado usa IA para inventar leis, engana a Justiça e se dá mal
-
Bancos20 horas atrás
‘Golpe da mão fantasma’: conheça essa nova ameaça digital e saiba como se proteger
-
Tecnologia2 dias atrás
Spotify anuncia aumento na assinatura em vários países
-
Fundos Imobiliários - FII's2 dias atrás
Mercado de FIIs encerra semestre com alta de até 53; confira as principais altas e baixas
-
Finanças2 dias atrás
Revelamos o outlet menos divulgado e mais barato para fazer suas compras na Flórida
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Cancelamento da contribuição sindical pela internet é aprovado pelos deputados
-
Curiosidades24 horas atrás
Família milionária transforma céu em caixa eletrônico ao fazer chover R$ 27 mil
-
Curiosidades1 dia atrás
Agricultor encontra bilhões em OURO, mas não leva nem 1 centavo; veja com quem ficou