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Economia

BR-163 será duplicada até Sinop e contrato da Fico assinado em novembro, promete ministro

A rodovia é importante para escoamento de produtos agrícolas de Mato Grosso.

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O ministro de Infraestrutura, Tarcísio Freitas, disse nesta sexta-feira que duplicação da BR-163 vai terminar até 2021 entre Rondonópolis e Cuiabá, e deverá chegar também a Sinop, ao norte do Estado. A rodovia é importante para escoamento de produtos agrícolas de Mato Grosso.

“Sei que a 163 é uma necessidade, e aí quero dizer que até o ano que vem vamos terminar a duplicação de Rondonópolis até Cuiabá, fazendo os contornos que estão faltando”, afirmou o ministro em evento realizado em Sinop.

Sem entrar em detalhes, o ministro também falou em uma “solução para a Rota do Oeste muito em breve”.

“Vamos ter uma nova realidade, um novo contrato, e essas obras acontecerão. Sabemos que tem que duplicar até Sinop, e ela vai ser duplicada. Não é só a 163, é a 242, 158, 174 e 364, e vamos ver isso acontecendo”, disse Freitas, destacando que o governo se preocupa com a infraestrutura para tornar o país também eficiente da “porteira para fora”.

Segundo dados do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), o custo do frete rodoviário caiu mais de 15% para escoar a segunda safra de milho deste ano com a conclusão de pavimentação de um trecho da BR-163 no Pará, um exemplo dos benefícios que as melhores condições das estradas podem trazer para o produtor rural.

Ferrovias

O Mato Grosso não será apenas o maior produtor de alimentos do Brasil, mas também terá o maior entroncamento de ferrovias do país, afirmou o ministro.

De acordo com ele, a Ferrogrão sairá de Lucas do Rio Verde, enquanto a Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico) também passará pelo município, situado no meio do Estado, em uma das principais regiões agropecuária do país. O contrato para viabilizar a Fico será fechado em novembro, acrescentou.

“A primeira perna (da Fico) já estará em obras no ano que vem, de Água Boa até Mara Rosa em Goiás, ligando o Vale do Araguaia à ferrovia Norte-Sul. Depois ela vai se estender até Lucas… ela vai se tornar uma realidade. Estou impressionado com o apetite dos investidores, que acreditam aqui, não só no Mato Grosso, na capacidade das pessoas que estão aqui…”.

O projeto original da Ferroarão previa o começo da estrada de ferro em Sinop, e não em Lucas do Rio Verde, ligando a região até o porto fluvial de Miritituba, no Pará. É do porto que saem as barcaças com grãos até os portos do Amazonas, para serem carregados em navios granjeiros que seguem pelo Oceano Atlântico.

Paralelo à BR-163, o trajeto da Ferroarão servirá para reduzir o fluxo de caminhões na rodovia.

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