Bancos
Bradesco é multado em aproximadamente R$ 3 milhões pelo Procon
O Procon alega que o Banco Bradesco não concedeu informações da forma correta e clara ao consumidor, referente a instabilidades no aplicativo. Entenda.
Com uma multa no valor de R$ 3.008.240, o Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor, conhecido como Procon, multou a empresa bancária Bradesco, no Rio de Janeiro, o motivo foi referente a falha ocorrida no aplicativo do banco em 30 de novembro de 2021, ocasionando na indisponibilidade dos serviços prestados pela plataforma.
O Procon expressou uma ideia ao banco direcionando-o a devolver as tarifas pagas pelos consumidores por usarem outras plataformas no momento de indisponibilidade do aplicativo.
Segundo informações, o Procon já havia solicitado ao Bradesco referente ao esclarecimento do que levou a falha no aplicativo, dentre informações como, segurança dos dados dos consumidores, tempo duradouro da indisponibilidade, como foi anunciado aos clientes e o número de pessoas afetadas.
Além destas informações, o banco foi requerido anunciar os procedimentos executados referentes aos indivíduos impossibilitados de efetuar suas transações, perdendo o prazo do pagamento como consequência.
Em resposta, a empresa bancária divulgou que seus consumidores foram contatados através do próprio sistema de aplicativo, além disso, alegou que os usuários deveriam acessar ao sistema mediante a utilização de outros meios.
Por outro lado, comentou também que a segurança dos dados não foi prejudicada.
Sem a presença de provas, ficou definido que o Bradesco feriu o Código de Defesa do Consumidor no momento que não concedeu informações da forma correta e clara ao consumidor, e por não efetuar o esclarecimento referente à reparação dos danos causados.
“É inadmissível o consumidor ser penalizado por uma falha ocorrida na instituição que fornece o serviço, chegando ao ressarcimento. O Procon Carioca está vigilante no tocante ao cumprimento das leis consumeristas e ao direito do cidadão”, relata Igor Costa, diretor executivo do Instituto.

-
Mundo13 horas atrás
Não é Paris nem Nova York: cidade mais linda do mundo fica no Brasil
-
Tecnologia1 dia atrás
Bradesco, Santander e BB confirmam adesão ao Origem Verificada, recurso antifraude da Anatel
-
Finanças1 dia atrás
Não fique calado! 5 direitos que todo consumidor deve saber para não ser enganado
-
Finanças2 dias atrás
Qual é a celebridade feminina mais rica dos EUA? Veja o top 10
-
Bancos15 horas atrás
Dinheiro ‘desaparece’ das Caixinhas e clientes do Nubank exigem solução
-
Economia2 dias atrás
Quanto custaria o Motorola V3 nos dias de hoje?
-
Investimentos6 horas atrás
Governo aprova mudanças na tributação de investimentos; saiba como ficou
-
Empresas1 dia atrás
ChatGPT revoluciona reuniões empresariais com novas funções