Conecte-se conosco

Commodities

Brasil faz exportação atípica de soja dos EUA, diz USDA

Norte-americanos venderam 30 mil toneladas de soja aos brasileiros, de acordo com relatório semanal do USDA.

Publicado

em

Uma venda incomum de soja norte-americana foi feita ao Brasil, maior produtor e exportador global da oleaginosa, mas que enfrenta altos preços e baixa oferta após fortes exportações ao longo do ano, confirmou nesta quinta-feira o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

Os norte-americanos venderam 30 mil toneladas aos brasileiros, de acordo com relatório semanal do USDA.

No início desta semana, a Reuters noticiou a exportação de 38 mil toneladas de soja dos EUA ao Brasil com base em dados de uma agência marítima, que mencionou o carregamento saindo da Louisiana.

O montante representa a maior transação do tipo desde 1997, quando o Brasil comprou mais de 600 mil toneladas da oleaginosa dos EUA, segundo dados governamentais.

Em outubro, o governo brasileiro zerou a tarifa de importação de soja e milho de fora do Mercosul visando aliviar os preços recordes da oleaginosa no Brasil, depois de o câmbio ter aquecido as exportações brasileiras, especialmente para a China.

O mercado de Chicago, referência global, está respondendo à procura chinesa e a temores sobre o clima na América do Sul, cuja safra está em fase de plantio.

Os contratos futuros da soja ficaram acima dos 11 dólares por bushtl nesta quinta-feira pela primeira vez em mais de quatro anos.

Mesmo com analistas brasileiros apontando incertezas relacionadas a transgênicos, o embarque de soja dos EUA ao Brasil foi confirmado. Nem todas as variedades permitidas nos Estados Unidos estão aprovadas no Brasil.

O Ministério da Agricultura não retornou a pedidos de comentário sobre a questão dos transgênicos.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS