Conecte-se conosco

Tecnologia

Brasil na vanguarda da IA: entre os top 5 usuários do ChatGPT no mundo

Pesquisa avaliou acesso e buscas na internet durante o mês de janeiro. Posição do Brasil demonstra forte interesse pela nova tecnologia

Publicado

em

O ChatGPT, inteligência artificial desenvolvida pela companhia norte-americana OpenAI, não só abalou o mercado de tecnologia, mas também atraiu o interesse imediato do público.

Com capacidade de responder perguntas e realizar tarefas a partir de comandos do usuário, o chatbot oferece várias possibilidades de uso, o que tem gerado forte interesse entre brasileiros.

Uma pesquisa recente, feita pela Semrush, plataforma de gerenciamento de visibilidade online, mostra o Brasil entre os cinco países que mais acessam a página do ChatGPT, com 4,3% do total de tráfego.

O estudo se baseou nos dados de janeiro deste ano e utilizou, além dos acessos ao site da OpenAI, os números de buscas feitas na internet sobre o assunto.

Números

A página do ChatGPT teve 863 milhões de acessos no mundo, em janeiro, representando um aumento de mais de 42.000% em relação ao mês anterior.

Essa explosão de interesse se deve à popularização da inteligência artificial e à maneira como esse assunto permanece em destaque, seja na mídia ou nas redes sociais.

No top 5 dos países que mais visitaram o site da OpenAI, o Brasil aparece em quinto lugar, atrás de Estados Unidos, Alemanha, França e Índia. Veja:

  1. Estados Unidos (19,5%);
  2. Alemanha (5,9%);
  3. França (5,7%);
  4. Índia (4,7%);
  5. Brasil (4,3%).

Essa colocação merece destaque, pois demonstra como o Brasil teve um interesse pela tecnologia, ficando acima de países bastante desenvolvidos, como Reino Unido, Canadá e Espanha.

Maior interesse de homens

Ainda conforme a pesquisa da Semrush, o perfil de visitantes do ChatGPT apresentou uma predominância de homens, com 89% do tráfego gerado em janeiro deste ano.

Na comparativa de acessos por faixa etária, as principais foram jovens de 18 a 24 anos (35,3%) e adultos de 25 a 34 anos (47,6%).

Em relação às buscas realizadas na internet sobre o termo ChatGPT, houve um aumento de mais de 167.000%, em relação a novembro de 2022.

As pessoas utilizaram o termo “gerador de texto IA” em 40,5 mil pesquisas, durante o período analisado. Diante da recorrência, o chatbot foi colocado no primeiro lugar em buscas sobre ferramentas de inteligência artificial.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS