Saúde
Cafeína: Aliado ou inimigo da saúde?
Alguns especialistas afirmam que ela não é uma aliada da saúde. O seu uso em excesso pode trazer consequências graves ao organismo humano, Confira!
Muitas pessoas escolhem uma dose de café logo ao acordar, devido à cafeína proporcionar um efeito de ânimo, em especial, para aqueles que praticam exercícios físicos.
A cafeína nada mais é que uma substância química pertencente ao grupo das xantinas, elemento presente na bebida, capaz de influenciar no humor e, até mesmo, na capacidade de raciocínio do ser humano.
Entretanto, alguns especialistas afirmam que ela não é uma aliada da saúde. O seu uso em excesso pode trazer consequências graves ao organismo humano, sendo necessário um consumo moderado e equilibrado para que o nosso corpo não se torne dependente dessa bebida.
Essa dependência se deve a sua ação estimulante, que faz com que ela bloqueie os responsáveis por reduzir a nossa frequência cardíaca, aumentando a atividade do sistema nervoso central. Assim, ao tomar aquele copinho de café, o nosso corpo se ativa, passando uma sensação de energia extra.
Mas assim que o efeito passa, aquela preguiça pela manhã ou após o almoço vai voltando aos poucos, fazendo com que outros copos de cafés sejam tomados ao longo do dia e aos poucos um círculo vicioso vai se criando.
De acordo com especialistas, alguns efeitos contrários podem surgir em pessoas que tomam mais de cinco xícaras de café por dia. Efeitos como insônia, agitação, nervosismo, dor de estômago e irritabilidade se faz presente. Outros sintomas como tremores, prisão de ventre, fadiga e colesterol alto também podem ser percebidos.
Segundo pesquisas, atletas que consomem até duas xícaras de café, equivalente a 330 mg de cafeína, conseguem correr em média 15 minutos a mais, devido ao efeito da cafeína em seu corpo.
Vale lembrar que, além das sementes de café, também está presente em mais de 63 espécies de plantas, em folhas de chá verde, cacau, guaraná e erva-mate.
A cafeína pode ser encontrada em bebidas como a Coca-Cola e demais refrigerantes à base de cola, energéticos e em medicamentos como analgésicos e antigripais.
-
Criptomoedas1 dia atrás
NFTs: quanto valem hoje os ativos de Neymar e outras celebridades?
-
Empresas2 dias atrás
Mudanças no Outback: sucesso da rede no Brasil CHOCA os EUA
-
Tecnologia2 dias atrás
‘123456’, ‘gabriel’ e mais: pesquisa revela as PIORES SENHAS do mundo
-
Finanças2 dias atrás
Moeda rara de 10 centavos de 2005 está valendo até 600x mais; veja como achar
-
Tecnologia13 horas atrás
Netflix ameaçada? Disney+ lança recurso inovador para usuários
-
Finanças2 dias atrás
Esta cédula valiosa de R$ 50 pode colocar até R$ 4 mil no seu bolso
-
Carreira2 dias atrás
Antes de mudarem o mundo, Steve Jobs e Bill Gates pediam emprego DESTA forma
-
Tecnologia1 dia atrás
Celulares escutam nossas conversas? Especialistas dão o veredicto