Conecte-se conosco

Economia

Caixa libera consulta ao PIS utilizando o CPF

O valor recebido no PIS/PASEP varia de acordo com os meses trabalhados no ano base, sendo que cada um pode receber entre R$ 101,00 e R$ 1.212,00.

Publicado

em

O Programa de Integração Social (PIS) é uma contribuição tributária, depositada pelo empregador, na qual o trabalhador tem direito a retirar anualmente. Para ter direito, o trabalhador precisa estar cadastrado no PIS há 5 anos e ter trabalhado, pelo menos, por 30 dias no ano base.

Leia mais: Você pode ter dinheiros a receber pelo FGTS ou PIS/PASEP; confira

Outra regra, é que o trabalhador precisa ter recebido, no máximo, até dois salários mínimos no ano base, ainda estar com o cadastro atualizado na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)

Recentemente, a Caixa Econômica Federal – que é responsável pelo pagamento do PIS, ou seja, para trabalhadores de empresas privadas – liberou a consulta do abono salarial por meio do CPF, dando mais opções para que o trabalhador consultasse seu PIS.

Com o documento em mãos, é possível fazer a consulta pelo portal gov.br, nas agências da Caixa, no telefone 158 – que é a central do alô trabalhador -, no aplicativo Carteira de Trabalho Digital, pelo aplicativo Caixa Trabalhador, no aplicativo Caixa Tem e no site da Caixa.

Quem é servidor público e é beneficiado pelo PASEP, tem como responsável pelo pagamento o Banco do Brasil, também conta com diversos meios de consulta, como o site do Banco do Brasil, a central de atendimento do Banco do Brasil, que pode ser encontrada nos telefones 4004 0001 ou 0800 0729 0001, e na Central Alô Trabalhador, pelo telefone 158.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS