Conecte-se conosco

Curiosidades

Capítulo secreto da Bíblia? Cientistas descobrem trecho oculto de mais de mil anos atrás

Cientistas conseguiram encontrar trecho da Bíblia escondido entre camadas de escrituras. O texto foi escrito há mais de mil anos.

Publicado

em

Cientistas conseguiram encontrar um texto embaixo de outras escrituras na Bíblia guardada no Vaticano. O capítulo encontrado compreende partes de Mateus 11-12 do Novo Testamento.

Quem encontrou o trecho oculto foi o pesquisador Grigory Kessel, da Academia Austríaca de Ciências. A descoberta foi feita após colocar partes das escrituras e hinos, que estavam guardados na biblioteca do Vaticano, sob a luz ultravioleta.

O texto encontrado possui mais de 1.500 anos, tendo sido escrito na língua siríaca. Segundo o grupo de pesquisadores, esse dá mais detalhes do que a versão que temos do Evangelho atualmente.

O estudo foi publicado no jornal New Testament Studies (em português, Estudos do Novo Testamento). A tradução do trecho escondido, encontrado pelos pesquisadores, não foi liberada completamente.

Foto: Reprodução/ Vatican Library

No entanto, Kessel, compartilhou alguns detalhes sobre a tradução. No capítulo 12 de Mateus, na versão grega, se lê, “Naquele tempo, Jesus passou pelos campos de trigo no sábado e seus discípulos ficaram com fome e começaram a colher espigas e comer”.

Já na tradução do trecho em sírio encontrado pelos cientistas, se encontra mais detalhes, como “(…) começou a colher as espigas, esfregá-las nas mãos e comê-las”.

O trecho “escondido” foi encontrado em baixo de novas escrituras, essa era uma prática comum, visto que peles de animais eram utilizadas como pergaminho e esse material era escasso, tornando necessária sua reutilização.

O professor Garrick Allen, da Universidade de Glasgow, deu entrevista para o site MailOnline, de origem britânica, oportunidade em que ele explica que esse trecho encontrado em sírio é importante por si próprio. Isso porque ele traz uma visão das primeiras traduções da Bíblia.

O professor Allen explica que:

A tradução siríaca da Bíblia é importante por conta própria, como uma das primeiras traduções do grego. Isso nos dá uma visão sobre os primeiros estágios do texto da Bíblia e as comunidades que produziram essas traduções.”

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS