Saúde
Capivaras são fofas ou perigosas? Saiba o que é a febre maculosa e como se proteger
O Brasil presenciou casos recentes de falecimentos por febre maculosa, doença que muitos não conheciam até poucos dias e que alguns ainda não conhecem muito bem. A maioria não sabre como ela é contraída, quais são os sinais e as consequências, nem tampouco como é feito o tratamento.
Resumidamente, a febre maculosa é causada por bactérias do gênero Rickettsia, sendo que duas espécies existem no Brasil: a Rickettsia parkeri, localizada nos estados litorâneos da Mata Atlântica (Bahia, Ceará e Santa Catarina, por exemplo); e a Rickettsia ricketsii, registrada na região Sudeste e no norte do Paraná.
Essa bactéria não infecta os humanos diretamente, de modo que não é capaz de se propagar de uma pessoa para outra. Então, como acontece a transmissão?
Como a febre maculosa é contraída?
O transmissor dessa bactéria é o Amblyomma cajennense, ou, simplesmente, o carrapato-estrela. Ele pode ser considerado o vetor do mencionado microrganismo, que por sua vez causa a febre maculosa. No entanto, os seres humanos sequer são os hospedeiros da bactéria, já que o foco delas são as capivaras.
As capivaras são animais simpáticos e dóceis que vivem em grupos nas margens de rios e lagos. Elas são as maiores roedoras do mundo, podendo pesar até 80 quilos. Por serem muito comuns no Brasil, as pessoas acham esses animais fofos e querem tirar fotos ou fazer carinho neles, mas isso pode ser extremamente perigoso.
Esses roedores podem estar infectados por carrapatos que transmitem a febre maculosa. As capivaras são resistentes à doença, sendo infectadas apenas uma vez na vida, como acontece com os humanos e a catapora.
No entanto, se o carrapato sugar o sangue de um animal contaminado e entrar em contato com você, é um problema.
Os sintomas da doença são: febre alta, dor de cabeça, dores no corpo, náuseas, vômitos, desânimo e falta de apetite. Depois, aparecem manchas vermelhas na pele, consequência do ataque da bactéria aos vasos sanguíneos da vítima.
Os sintomas se manifestam entre sete e dez dias, e o tratamento deve ser iniciado em um prazo máximo de cinco dias, pois depois desse tempo pode ser que os medicamentos não tenham mais a mesma eficácia, podendo levar à morte.
Como se prevenir
A melhor maneira de prevenir a febre maculosa é evitar o contato com carrapatos e com capivaras. Se você for visitar áreas onde esses animais vivem, use roupas compridas, calçados fechados e calças com as barras para dentro do sapato.
Não se aproxime das capivaras, nem tente tocá-las ou alimentá-las, por mais fofinhas que elas sejam. Elas podem parecer inofensivas, mas têm o potencial de colocar sua vida em risco, mesmo sem fazê-lo intencionalmente.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Transforme seu celular Xiaomi com estas 6 configurações importantes