Automobilística
Carros com bafômetro: a inovação que promete reduzir acidentes de trânsito!
A partir de 2026 todos os carros novos neste país deverão ter um bafômetro integrado, impedindo o funcionamento do carro em caso de embriaguez.
Os carros com etilômetro – ou bafômetro – instalado estão se tornando cada vez mais uma realidade, como uma medida de segurança que busca prevenir acidentes de trânsito causados por motoristas alcoolizados.
Esses veículos possuem um dispositivo que exige que o motorista sopre em um tubo antes do motor ser ligado. Se for detectado um nível de álcool no sangue acima do permitido por lei, o carro não funciona.
Alguns países já utilizam essa tecnologia, que vem mostrando resultados positivos na redução de feridos e mortes no trânsito. Inclusive, nos Estados Unidos, a nova lei do bafômetro obrigatório deve entrar em vigência a partir de 2026, quando todos os carros novos deverão ter o equipamento de segurança.
Bafômetro obrigatório a partir de 2026
A expectativa é que a nova lei seja regulamentada pelos políticos norte-americanos no próximo ano, sendo parte da Lei de Empregos e Investimentos em Infraestrutura, que inclui também financiamentos de serviços de carregamento da bateria dos carros elétricos pelos Estados Unidos inteiro.
No entanto, um fator que pode complicar a implementação tão breve dessa lei é que não há atualmente uma tecnologia capaz de garantir o total funcionamento do equipamento nos carros. Mesmo assim, as montadoras estão buscando se adequar e sair na frente da competição nesse quesito.
Uma empresa que vem se destacando na área é a Ashi Kasei, que alega estar até mesmo adiantada nos estudos dessa tecnologia, atuando em consórcio com montadoras, fornecedores e até mesmo agências governamentais.
A intenção da companhia é que o bafômetro do carro seja um tipo de sensor integrado ao veículo, de modo que não haja necessidade de instalação de um novo aparelho dentro da cabine do motorista. Em tese, quando a pessoa respirar em direção ao sensor, será feita uma leitura rápida.
Após a leitura, será analisado o teor de álcool encontrado na respiração do condutor e feita a comparação com o que é permitido por lei. Caso o valor encontrado esteja superior ao permitido, o carro não liga, impedindo que o dono dirija.

-
Mundo2 dias atrás
Não é Paris nem Nova York: cidade mais linda do mundo fica no Brasil
-
Bancos2 dias atrás
Dinheiro ‘desaparece’ das Caixinhas e clientes do Nubank exigem solução
-
Investimentos1 dia atrás
Governo aprova mudanças na tributação de investimentos; saiba como ficou
-
Agronegócio12 horas atrás
Você nunca mais vai jogar borra de café fora depois de ver o que ela faz nessas 3 plantas
-
Agronegócio2 dias atrás
Abate de vacas e porcas gestantes é PROIBIDO pela Justiça
-
Finanças19 horas atrás
Baby boomers enfrentam pesadelo com aposentadoria, mas solução pode ser simples
-
Economia1 dia atrás
Saque FGTS calamidade liberado! Veja quem pode sacar até R$ 6.220 mil
-
MEI1 dia atrás
É MEI e ultrapassou o limite de faturamento? Aja rápido: saiba agora o que fazer