Bancos
Cartão, já era! Novas tecnologias prometem revolucionar pagamentos
Você costuma realizar pagamentos por meio de contato direto do seu celular ou cartão de crédito? Se sim, saiba que esses métodos podem estar com os dias contados!
Segundo um grupo de empresas que são atualmente responsáveis pelo padrão NFC, em breve, as transações quitadas por aproximação irão acontecer em uma distância um pouco maior.
Lembrando que o referido padrão trata-se do mesmo utilizado como parte da tecnologia dos cartões plásticos e também nos smartphones, possibilitando assim que tais itens sejam utilizados para essa prática função.
Atualmente, todos que usam celulares ou carteiras digitais para quitar débitos sabem que vão precisar encostar uma parte na outra para a transação acontecer, e isso pode fazer com que uma experiência sem contato acabe não sendo tão verdadeira para os consumidores.
Por que acontecerá essa mudança só agora?
Logo, em dados mais claros, a comunicação de curto alcance usada hoje necessita de pelo menos 5 mm de distância entre a máquina de pagamento e o cliente. Mas, o NFC Forum, composto por empresas importantes como Apple, Google, Qualcomm, Sony, dentre outras, emitiu um documento que deseja aumentar esse número para 30 mm ou 3 cm.
Se a mudança for realmente implementada, os pagamentos sem contato físico continuarão a ocorrer, mas haverá um maior distanciamento entre as partes, mesmo que bastante singelo e talvez não tão perceptível assim.
Outra proposta da mesma organização é também garantir uma maior quantia de alinhamento entre as duas pontas, dessa forma evitando falhas de leitura devido aos movimentos corporais realizados pelos usuários.
Já quanto aos impactos das medidas, alguns estudiosos apontam para o aumento energético que haverá nas máquinas de cartão. Nos moldes usados agora, elas consomem até 1 watt, mas a documentação deseja subir essa quantidade para 3 watts.
Se isso realmente se concretizasse, o plástico presente nas tarjas poderia receber uma pequena tela ou então energizar um leitor de impressões digitais, dinamizando ainda mais o seu uso e garantindo mais velocidade e segurança na hora de pagar as contas.

-
Mundo1 dia atrás
Não é Paris nem Nova York: cidade mais linda do mundo fica no Brasil
-
Bancos2 dias atrás
Dinheiro ‘desaparece’ das Caixinhas e clientes do Nubank exigem solução
-
Investimentos1 dia atrás
Governo aprova mudanças na tributação de investimentos; saiba como ficou
-
Agronegócio2 dias atrás
Abate de vacas e porcas gestantes é PROIBIDO pela Justiça
-
Agronegócio10 horas atrás
Você nunca mais vai jogar borra de café fora depois de ver o que ela faz nessas 3 plantas
-
Finanças17 horas atrás
Baby boomers enfrentam pesadelo com aposentadoria, mas solução pode ser simples
-
Economia1 dia atrás
Saque FGTS calamidade liberado! Veja quem pode sacar até R$ 6.220 mil
-
MEI1 dia atrás
É MEI e ultrapassou o limite de faturamento? Aja rápido: saiba agora o que fazer