Conecte-se conosco

Ações, Units e ETF's

Carteira do Ibovespa: Primeira prévia tem Alpargatas, Méliuz, Rede D’Or e outras

Primeira prévia da nova carteira do Ibovespa inclui cinco ações e não traz nenhuma exclusão. Confira os papeis selecionados.

Publicado

em

Crédito: site R7

Nesta segunda-feira, 2, saiu a primeira prévia da nova carteira do Ibovespa, agora composta por 89 ativos. A B3 informou que cinco novas ações foram incluídas, mas nenhum papel foi retirado da lista. A carteira terá vigor entre setembro e dezembro de 2021.

Leia mais: Confira as 10 ações recomendadas pela XP para comprar em agosto

Confira os ativos que entram a partir do próximo mês:

  • Alpargatas (ALPA4): participação 0,372%;
  • Banco Inter (BIDI4): participação de 0,107%;
  • Banco Pan (BPAN4): participação de 0,302%;
  • Méliuz (CASH3): participação de 0,264%;
  • Rede D’Or (RDOR3): participação de 0,719%.

A maior fatia continua sendo da Vale (VALE3), com 14,025%. O Itaú (ITUB4) vem na esteira com participação de 6,222%, seguida de Petrobras PN (PETR4) com 5,282%, Bradesco PN (BBDC4) com 4,914%, B3 (B3SA3) com 3,985%, Petrobras ON (PETR3) com 3,982%e Ambev (ABEV3) com 3,118%.

Outras duas prévias serão divulgadas até o final de agosto.

Reavaliação

A B3 reavalia as ações que compõe a carteira do Ibovespa a cada quatro meses, visando garantir que os ativos ainda satisfazem os critérios exigidos. A checagem ocorre nos meses de janeiro, maio e setembro de cada ano. Veja alguns requisitos:

  • Ser negociado com regularidade;
  • Ter volume financeiro relevante (participação de ao menos 0,1% do volume negociado durante o período de vigência das três carteiras anteriores);
  • Não ser “penny stocks“ (ações negociadas por menos de R$ 1).

Segundo relatório da XP, as ações que fizeram parte do Ibovespa em 2020 tiveram valorização média de 10,4% um mês antes do rebalanceamento, o que demonstra a importância da reavaliação periódica.

Jornalista graduada pela Universidade Federal de Goiás (UFG), integra o time VS3 Digital desde 2016. Apaixonada por redação jornalística, também atuou em projetos audiovisuais durante seu intercâmbio no Instituto Politécnico do Porto (IPP).

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS