Tecnologia
Celular roubado? Não se preocupe, bloqueie na nova plataforma do governo
Descubra a revolucionária plataforma Celular Seguro, lançada pelo governo, que permite o bloqueio instantâneo de aparelhos roubados. Saiba como funciona, o passo a passo para usar a ferramenta e garanta a sua proteção.
A tecnologia avança em prol da segurança digital e o governo brasileiro está lançando uma ferramenta inovadora chamada Celular Seguro. Essa plataforma, disponível por meio de um aplicativo e de um site integrado ao portal Gov.br, funciona como um verdadeiro “botão de segurança” para casos de roubos ou furtos de celulares.
O acionamento dessa ferramenta promete bloquear, em até dez minutos, os aplicativos de redes bancárias, proporcionando uma camada adicional de proteção aos cidadãos.
Como funciona o Celular Seguro?
O Celular Seguro oferece um método eficaz para proteger seus dados em situações de roubos ou furtos. O acionamento pode ser feito tanto pela vítima quanto por uma pessoa de confiança, previamente cadastrada no sistema.
Uma vez acionada, a ferramenta bloqueará não apenas o acesso aos aplicativos de redes bancárias, mas também às mensagens via SMS, garantindo uma resposta rápida e eficiente contra o uso indevido do dispositivo.
Passo a passo para utilizar o Celular Seguro
-
Baixe o app: comece a baixar o aplicativo Celular Seguro na loja de aplicativos do seu celular, seja na Google Play para Android ou na App Store para iOS.
-
Login na conta Gov.br: faça o login utilizando sua conta Gov.br. Se você não possuir uma, será necessário criá-la. Após o login, leia os termos de uso e clique em “Concordo”.
-
Cadastro de pessoas de confiança e número de celular: Na página inicial, é possível cadastrar pessoas de confiança e registrar o número de celular. Nesse mesmo local, encontra-se o botão para registrar a ocorrência.
Cuidados ao cadastrar pessoas de confiança e números de celular
-
Cadastrar contatos de confiança: escolha cuidadosamente as pessoas de confiança, pois elas terão a responsabilidade de visualizar seu aparelho em seus perfis e criar ocorrências em seu nome, caso necessário;
-
Cadastrar telefone: não há limite para dispositivos cadastrados, mas a linha do aparelho deve estar vinculada ao seu CPF para a emissão dos alertas.
Registro de ocorrência em caso de roubo ou furto
Em situações de roubo, furto ou perda, você ou a pessoa de confiança indicada pode criar uma ocorrência pelo aplicativo ou pelo site, seguindo estes passos:
-
Selecione o número do aparelho: escolha o número do aparelho em “Meus Telefones” ou “Telefones de Confiança”.
-
Preencha os detalhes do problema: registre o que, quando e onde ocorreu o problema. O sistema emitirá um número de protocolo, composto pela data do registro, número do telefone bloqueado e CPF do solicitante.
Após o registro da ocorrência, o aplicativo integra-se às instituições participantes para suspender o dispositivo junto às operadoras de telefonia e aos serviços financeiros vinculados a bancos e financeiras.
O Celular Seguro emerge como uma poderosa ferramenta para proteger a população brasileira contra o crescente número de roubos de aparelhos e seus potenciais impactos financeiros. Esteja preparado para agir rapidamente em caso de incidentes, garantindo a segurança de seus dados e informações.
-
Cotidiano2 dias atrás
Nem pense em batizar seu filho assim: 100 nomes que são proibidos no Brasil
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Finanças2 dias atrás
Dá para ganhar dinheiro com a nova IA do WhatsApp? Veja do que ela é capaz
-
Economia1 dia atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS