Agronegócio
Chá: conheça 3 plantas ideais para fazer a bebida
Aprenda a cultivar suas próprias plantinhas para fazer chá e aproveite os benefícios!
Se você gosta de chá, hoje, vamos apresentar três plantas que fazem chás deliciosos e são muito fáceis de cultivar, além de fazerem bem à nossa saúde.
Veja também: Conheça 3 chás comuns no Brasil e suas propriedades
Algumas plantas medicinais podem ser usadas como chás e aromatizantes, enquanto outras são utilizadas como chás terapêuticos, condimentos ou infusões. Além disso, ainda podem ser extraídas tinturas à base de álcool, óleos essenciais ou pós medicinais.
Veja a seguir, 3 plantas ideais para cultivar em casa:
3 plantas para chá fáceis de cultivar
Camomila
Esta planta é conhecida por suas propriedades calmantes e também é fácil de cultivar em casa. O chá de camomila pode ser feito a partir das flores secas da planta, ou pode ser encontrado em sachês comprados no supermercado.
Os principais benefícios desse chá são:
ajuda a acalmar e relaxar;
reduz a hiperatividade;
alivia o estresse;
ajuda na ansiedade;
ajuda nos problemas estomacais, como digestão e úlceras.
Alecrim
Além de ser conhecido por seu delicioso aroma e sabor, o chá de alecrim oferece uma variedade de benefícios à saúde, como melhor digestão, alívio de dores de cabeça e anti fadiga. O efeito se deve ao fato de que esta erva é rica em vitaminas A, C, K, B1 e B2.
Portanto, essa planta medicinal também é uma boa amiga para tratar a pressão alta, pois ajuda a melhorar a circulação sanguínea. Uma maneira natural de aliviar a dor do reumatismo é usar um curativo de alecrim. Você pode aplicar o alecrim em óleos naturais ou essenciais.
Hortelã-pimenta
A hortelã-pimenta tem muitos benefícios, mas o principal é ajudar na digestão. O método de preparo do chá é muito simples. Ferva 300 ml de água com 6 ou 7 folhas de baunilha. Depois disso, é só puxar bem e servir. Entretanto, crianças menores de 6 anos, gestantes e pessoas com problemas renais e refluxo não devem tomar este chá.
Para cultivar hortelã, você pode comprar suas próprias sementes. No entanto, por ser uma erva comumente cultivada, os galos podem ser obtidos de plantas já desenvolvidas. Em seguida, basta colocar esse galho em um recipiente com água até criar raízes.
Lembre-se de trocar a água pelo menos a cada dois dias e mantê-la em uma área bem ventilada e bem iluminada. Quando as raízes aparecerem, basta plantá-las em um canteiro ou vaso. Se houver outras culturas, não se esqueça de deixar uma distância de pelo menos 50 cm.
-
Cotidiano1 dia atrás
Nem pense em batizar seu filho assim: 100 nomes que são proibidos no Brasil
-
Saúde2 dias atrás
Lenda urbana ou realidade: é caro ficar doente nos Estados Unidos?
-
Criptomoedas16 horas atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Taxista ou motorista de Uber: quem ganha mais?
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Como são as jornadas de trabalho nas grandes economias? Brasil discute fim do 6×1
-
Finanças2 dias atrás
Como saber se o pagamento de um boleto foi mesmo realizado?
-
Economia2 dias atrás
Reajuste no PIS/PASEP para 2025 beneficia trabalhadores brasileiros
-
Agronegócio2 dias atrás
5 tipos de fungos que mais atacam e destroem sua horta; saiba prevenir