Automobilística
Chegou a hora de renovar a sua CNH com um bom desconto de até 70%. Confira!
Senado discute a implementação de um abatimento destinado a certo grupo de condutores.
Uma grande parcela dos motoristas do Brasil poderá obter consideráveis descontos referentes à taxa de renovação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Isso se deve a um Projeto de Lei (PL) n.º 5.153 que está sendo atualmente discutido na CAE (Comissão de Assuntos Econômicos).
O benefício se destinará a pessoas a partir de 50 anos de idade e incidirá sobre o custo integral da taxa administrativa comumente cobrada pela entidade executiva de trânsito. Ao todo, estão previstas duas faixas de atenuação, confira:
- Redução de 50% do valor para cidadãos com idade igual ou maior a 50 anos e menor que 70.
- Redução de 70% para indivíduos com idade igual ou superior a 70 anos.
O referido projeto é de autoria do senador Fernando Dueire (MDB-PE), que afirma que brasileiros maiores de 50 anos precisam gastar mais com a cobrança sem diferenciação, já que precisam efetuar o processo de renovação em um tempo menor.
Lembrando que, conforme as regras válidas hoje, o documento é válido por 5 anos para quem tiver mais de 50 anos e menos que 70, e 3 anos para os motoristas com 70 anos ou mais. Dueire alega que um idoso de 75 anos que deve atualizar sua habilitação a cada 3 anos desembolsaria 30% do montante aplicável aos com menos de 50.
Projeto de Lei promoveria mais inclusão
O parlamentar justifica o seu Projeto de Lei, afirmando que isso seria uma maneira de promover maior isonomia e inclusão no trânsito brasileiro. Até o momento, o texto foi aprovado pela relatora da CAE, a senadora Teresa Leitão (PT-PE). De acordo com ela, a medida contribui também para ajudar a realocar os idosos no mercado de trabalho.
“A concessão de desconto na renovação da CNH para pessoas acima de cinquenta anos é meritória. Se esses indivíduos precisam renovar sua habilitação duas vezes a cada dez anos, é justo que paguem a metade daqueles que podem renová-las uma única vez a cada década. O mesmo raciocínio se aplica aos maiores de setenta anos, que necessitam renovar sua CNH três vezes a cada década”, diz o relatório.
Agora, o texto seguirá para ser analisado pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) onde poderá ser modificado, caso haja discordâncias. Assim, no momento, só resta aguardar pelo parecer dos parlamentares sobre essa questão tão delicada.

-
Tecnologia18 horas atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Finanças2 dias atrás
Aposentadoria aos 40 anos é um sonho possível; veja dicas para chegar lá
-
Investimentos2 dias atrás
O que são franquias e como começar uma, segundo dicas de especialista
-
Finanças1 dia atrás
Fatura paga na sexta: em quanto tempo o limite do cartão é liberado?
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Impressione os recrutadores! Veja as principais perguntas de entrevistas e como respondê-las
-
Finanças2 dias atrás
Precisando economizar? Esses truques simples vão te ajudar com isso
-
Mundo1 dia atrás
FBI alerta para golpes com vozes geradas por inteligência artificial
-
Empresas1 dia atrás
Log-In lucra R$ 26,5 mi no 1TRI25, alta de 219%