Conecte-se conosco

Automobilística

Chegou a hora de renovar a sua CNH com um bom desconto de até 70%. Confira!

Senado discute a implementação de um abatimento destinado a certo grupo de condutores.

Publicado

em

Uma grande parcela dos motoristas do Brasil poderá obter consideráveis descontos referentes à taxa de renovação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Isso se deve a um Projeto de Lei (PL) n.º 5.153 que está sendo atualmente discutido na CAE (Comissão de Assuntos Econômicos).

O benefício se destinará a pessoas a partir de 50 anos de idade e incidirá sobre o custo integral da taxa administrativa comumente cobrada pela entidade executiva de trânsito. Ao todo, estão previstas duas faixas de atenuação, confira:

  • Redução de 50% do valor para cidadãos com idade igual ou maior a 50 anos e menor que 70.
  • Redução de 70% para indivíduos com idade igual ou superior a 70 anos.

O referido projeto é de autoria do senador Fernando Dueire (MDB-PE), que afirma que brasileiros maiores de 50 anos precisam gastar mais com a cobrança sem diferenciação, já que precisam efetuar o processo de renovação em um tempo menor.

Lembrando que, conforme as regras válidas hoje, o documento é válido por 5 anos para quem tiver mais de 50 anos e menos que 70, e 3 anos para os motoristas com 70 anos ou mais. Dueire alega que um idoso de 75 anos que deve atualizar sua habilitação a cada 3 anos desembolsaria 30% do montante aplicável aos com menos de 50.

Projeto de Lei promoveria mais inclusão

O parlamentar justifica o seu Projeto de Lei, afirmando que isso seria uma maneira de promover maior isonomia e inclusão no trânsito brasileiro. Até o momento, o texto foi aprovado pela relatora da CAE, a senadora Teresa Leitão (PT-PE). De acordo com ela, a medida contribui também para ajudar a realocar os idosos no mercado de trabalho.

“A concessão de desconto na renovação da CNH para pessoas acima de cinquenta anos é meritória. Se esses indivíduos precisam renovar sua habilitação duas vezes a cada dez anos, é justo que paguem a metade daqueles que podem renová-las uma única vez a cada década. O mesmo raciocínio se aplica aos maiores de setenta anos, que necessitam renovar sua CNH três vezes a cada década”, diz o relatório.

Agora, o texto seguirá para ser analisado pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) onde poderá ser modificado, caso haja discordâncias. Assim, no momento, só resta aguardar pelo parecer dos parlamentares sobre essa questão tão delicada.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS