Economia
China suspende compra de cevada da CBH Grain, a maior da Austrália
Suspensão pode inflamar ainda mais as tensões bilaterais já existentes entre os países.
A China suspendeu importações de cevada da CBH Grain, maior exportadora de grãos da Austrália, de acordo com informações da Administração Geral de Alfândegas da China nesta terça-feira.
A suspensão ameaça inflamar ainda mais as tensões bilaterais entre os países. Segundo publicação do órgão em sua conta oficial no WeChat, a decisão foi tomada depois da detecção de pestes em diversas ocasiões.
A CBH Grain não comentou o assunto de imediato.
A medida cria dúvidas sobre exportações australianas à China, mesmo que não necessariamente afete o comércio, já que a China já impôs uma tarifa de mais de 80% sobre a cevada australiana neste ano.
Um operador do mercado de grãos na China falou sobre o assunto sob anonimato: “É um sinal, mostrando que empresas australianas estarão em situação desfavorável. As pessoas ficarão cautelosas agora quando forem comprar produtos da Austrália”.
A CBH, uma cooperativa de fazendeiros, é a maior exportadora de grãos da Austrália, vendendo milhões de toneladas de trigo, cevada e canola para a Ásia e o Oriente Médio.
Neste ano, a produção de cevada esperada pela Austrália é de cerca de 10,6 milhões de toneladas, sendo cerca de 30% disso representado pela CBH.
A China costumava comprar até 70% das exportações de cevada da Austrália, contudo, como esse mercado fechado, produtores australianos têm sido forçados a procurar mercados alternativos.
Desde que a Austrália acusou a China de interferir em assuntos domésticos as relações entre os país estavam inflamadas, a após o pedido do primeiro ministro Scott Morrison por uma investigação independente sobre as origens da Covid-19 a situação piorou.
Os chineses praticamente paralisaram o comércio de cevada australiana depois que impuseram tarifas anti-dumping e anti-subsídios em maio, totalizando 80,5% sobre o produto.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia1 dia atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025