Curiosidades
O mais cobiçado: O animal mais traficado no mundo e sua luta pela sobrevivência!
Um levantamento feito pela ONU revelou qual é a espécie de animal mais traficada do mundo, e ambientalistas expressam preocupação.
O tráfico de animais é um problema que atinge o mundo todo, e não somente o Brasil. Praticamente todos os dias exibem-se notícias sobre esquemas descobertos pelas autoridades que envolvem a morte e o contrabando de espécies ameaçadas.
Segundo especialistas, atualmente essa é a atividade ilegal mais lucrativa existente, podendo envolver também espécies vegetais, além de insetos.
“Aproximadamente 20 mil elefantes são caçados todos os anos na África e acredita-se que haja mais tigres em cativeiro na Ásia do que na natureza, onde se estima que restem apenas 3800“, informa a ONU.
Ainda segundo a entidade, a maioria desse comércio ilegal ocorre para suprir demandas de peles, itens decorativos, alimentos exóticos e até mesmo insumos medicinais.
Existe um animal, por exemplo, que se chama pangolim que é bastante procurado por caçadores, por conta da sua carne possuir supostas propriedades curativas milagrosas em alguns países.
Crédito: Foto Mous / Shutterstock
Qual seria a espécie animal mais traficada do mundo todo?
Levantamentos relacionados ao tráfico internacional de espécies revelaram que esse pódio infeliz pertence ao nosso pangolim. O seu comércio clandestino é tão grande que no ano de 2019, 10 toneladas de escamas foram apreendidas na China.
Além disso, estima-se que cerca de mais de 1 milhão desses animais foram aprisionados nos últimos anos para a retirada da carne, escamas e fetos do bicho.
Apesar de ser comumente confundido com um réptil ou anfíbio, o pangolim é, na verdade, um mamífero. A espécie costuma alimentar-se de cupins e outros insetos da mesma maneira que um tamanduá.
Quando se sente ameaçado, esse animal se enrola no próprio corpo, formando uma bola e utiliza o rabo para atacar seus predadores e assim afugentá-los. Atualmente, a espécie pode ser encontrada nas florestas e matas da África e da Ásia, mas seus números diminuem a cada dia.
De acordo com a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza, ele corre sério risco de extinção justamente devido à caça e ao tráfico que crescem a cada ano.

-
Tecnologia6 horas atrás
5 ajustes essenciais em celulares Samsung que todo dono deve fazer
-
Mundo14 horas atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Cotidiano2 dias atrás
Feriados de abril: veja quais caem em dias úteis e podem virar descanso prolongado
-
Empresas2 dias atrás
Prosegur pretende investir 5 milhões de euros no Brasil
-
Agronegócio1 dia atrás
Não mate sua planta! Veja dicas essenciais para cuidar da zamioculca
-
Empresas2 dias atrás
Taurus adquire fabricante turca de armas Mertsav
-
Economia2 dias atrás
Fim dos apps de banco? Ex-presidente do BC fala sobre próxima revolução financeira
-
Investimentos1 dia atrás
Com alta da Selic, quais investimentos se tornam mais atrativos?