Conecte-se conosco

Agronegócio

Chupa que é de uva: saiba como planta uva-Niágara no seu quintal!

Muito saborosa, a uva é uma fruta que, embora não pareça, pode ser cultivada em casa. Confira os detalhes do seu plantio.

Publicado

em

A uva é provavelmente uma das frutas mais saborosas que existem, sem mencionar os diversos benefícios que seu consumo proporciona para a saúde. Além do sabor adocicado e do aroma intenso, a uva apresenta em sua composição vitaminas do complexo B e vitamina C, minerais, como cálcio e fosforo, além de antioxidantes que lhe conferem propriedades anti-inflamatórias.

Para o plantio da uva, é necessário observar algumas dicas básicas de cultivo tradicional. Todavia, garanto que é perfeitamente possível plantar videiras em casa, de modo a ter uvas fresquinhas e livres de agrotóxicos. A videira, vale ressaltar, é uma planta trepadeira e o seu cultivo é considerado uma das atividades mais antigas entre os homens. Assim, vale a pena se atentar ao passo a passo para o cultivo da uva. Acompanhe!

Reprodução: freepik

Plantio

Há uma grande variedade de tipos de uva. Hoje, nós vamos te auxiliar no plantio da uva-Niágara, muito versátil e deliciosa. Para começar, adquira uma muda em qualquer viveiro ou loja especializada. Escolha a planta mais saudável e bonita.

Você pode realizar o transplante diretamente no chão ou em vaso. Caso opte pelo plantio em vaso, utilize um recipiente de barro com capacidade de aproximadamente 50 litros. Além de não aquecer as raízes da planta, ele tem um furo no fundo que impede o acúmulo de água, evitando a proliferação de fungos.

Coloque no fundo do vaso uma camada de pedriscos ou argila expandida, depois preencha com substrato fértil, rico em matéria orgânica. Cave uma cova no centro do vaso e faça o transplante da muda, cobrindo as razies totalmente com terra. Regue bem, para que o substrato fique levemente úmido, especialmente nos primeiros dias. Nunca deixe a terra encharcada demais.

O local escolhido deve ter boa luminosidade, com a temperatura entre 15-30º C durante todo o período de desenvolvimento da planta até o seu amadurecimento, para preservar a qualidade da fruta e deixá-la mais doce. Fique atento para a insolação excessiva, pois poderá ser prejudicial para a planta.

Por ser uma planta trepadeira, a videira precisa de suporte para sustentação dos seus ramos, a fim de garantir o seu bom desenvolvimento. Assim, coloque arames ou treliças. A planta também fica linda quando utilizada em pergolados.

Por fim, adube o solo com compostos orgânicos, monitore plantas invasoras que possam ser possíveis hospedeiras, assim como outras pragas. Se necessário, faça o controle biológico com joaninhas.

Atentando-se aos principais cuidados, em breve você terá uma produção orgânica extremamente saborosa!

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS