Conecte-se conosco

Agronegócio

Clima ajuda na produção de erva-mate no RS

Condições estão garantindo brotação, o que pode beneficiar na oferta

Publicado

em

As condições climáticas registradas nos últimos dias no Rio Grande do Sul estão ajudando os produtores de erva-mate do Estado. As chuvas recentes estão auxiliando na brotação da planta, o que pode trazer resultados positivos na oferta.

Segundo o presidente do Sindicato da Indústria do Mate do Rio Grande do Sul (Sindimate-RS), Alvaro Pompermayer, há o receio com a previsão do La Niña, mas o setor se mantém otimista. “Nossa dúvida com relação ao La Nina é se ele vai aparecer no início de 2022. Acreditamos que, se a chuva for regular no começo do verão, teremos bastante oferta de erva-mate para o inverno do ano que vem”, avalia.

De acordo com o coordenador técnico do Programa Gaúcho para Qualidade e Valorização da Erva-mate (PGMate), Ilvandro Barreto de Melo, caso haja uma regulação das condições climáticas, com precipitações dentro da normalidade e sem ‘mudanças surpresas’, a colheita deve render. “Acho que devemos ter uma safra melhor que nos períodos passados”, prevê.

Recentemente, integrantes da Câmara Setorial da Erva-mate se reuniram para definir as demandas do Programa de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da Erva-mate. O setor busca aumentar a divulgação dos produtos e da cadeia produtiva, pedem por treinamentos técnicos e incentivo às pesquisas científica aplicada.

As demandas serão publicadas no edital do próximo chamamento público para gestão do Fundomate.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS