Economia
Coisas com as quais geração Z não gasta dinheiro, mas os Boomers ainda consomem
Diferenças entre as gerações Boomer e Z refletem-se em seus hábitos de consumo, moldados pela evolução tecnológica.
As diferenças entre os Boomers e a geração Z são notáveis, especialmente quando se trata de hábitos de consumo. Diversos fatores estão ligados a essas mudanças de comportamento, mas a evolução da tecnologia desempenha um papel crucial no processo.
Enquanto os Boomers, nascidos entre 1950 e 1964, mantêm práticas tradicionais, a Geração Z, nascida entre 1995 e 2010, adota abordagens mais modernas e digitais.
Os mais jovens têm redefinido suas relações de consumo, optando por alternativas mais flexíveis e tecnológicas. Enquanto isso, os Boomers mantêm hábitos enraizados, destacando a transformação dos padrões ao longo das gerações.
Coisas que os Boomers consomem e a geração Z não
Existe uma série de produtos e serviços com os quais os nascidos entre 1950 e 1964 ainda gastam dinheiro e que ainda fazem sentido para as gerações seguintes.
Porém, outros deixaram de ser consumidos por quem nasceu entre 1995 e 2010. Veja exemplos do segundo caso.
Mídia televisiva
A televisão a cabo continua popular entre os Boomers, que assistem em média 111 minutos diários. Já a Geração Z opta pelo streaming, assistindo apenas 47 minutos de TV por dia.
O consumo de televisão tem diminuído ao longo dos anos, especialmente entre os jovens.
Assinaturas e mídias
Os Boomers ainda valorizam assinaturas de revistas e jornais impressos, enquanto a Geração Z prioriza o conteúdo digital, consumindo informações online.
Dados revelam que os Boomers gastam menos de US$ 100 em assinaturas mensais, enquanto a Geração Z investe mais em serviços de streaming.
Jogos de loteria
Bilhetes de loteria são populares entre os Boomers, com 38% participando ativamente. Para a Geração Z, apenas 1% mostrou interesse em jogos de loteria em um ano.
Comunicação e telefonia
Muitos lares de boomers mantêm telefones fixos, enquanto a Geração Z prefere a comunicação por mensagens.
Apenas 25% dos jovens atendem chamadas, segundo pesquisa da BBC, sendo as mensagens de texto e voz o principal meio de interação para os mais jovens.
Compras e imóveis
Enquanto os Boomers apreciam lojas físicas, a Geração Z prefere compras online. As compras anônimas são mais valorizadas pelos mais jovens, mas os mais velhos não abrem mão da interação humana.
Além disso, os boomers investem em imóveis e timeshares, enquanto a Geração Z busca viagens flexíveis e acessíveis, como Airbnb. A flexibilidade é a prioridade para os jovens.
A evolução tecnológica molda os hábitos de consumo das gerações. Enquanto os Boomers mantêm práticas tradicionais, a Geração Z valoriza flexibilidade e inovação, refletindo uma mudança significativa na forma como diferentes gerações abordam o consumo.

-
Agronegócio2 dias atrás
Maior fazenda do Brasil supera a cidade de São Paulo em tamanho
-
Agronegócio1 dia atrás
Não entre em pânico se encontrar uma cobra no seu jardim; saiba como agir
-
Mundo2 dias atrás
Top 10 países mais caros para se viver no mundo: Brasil está na lista?
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Quanto ganha um funcionário do McDonald’s nos Estados Unidos?
-
Economia2 dias atrás
Com fortuna de US$ 34,5 bilhões, saiba qual é o brasileiro mais rico atualmente
-
Economia2 dias atrás
Descubra o estado que menos utiliza o Pix no Brasil – e os motivos
-
Agronegócio2 dias atrás
Flores azuis: conheça 3 espécies lindas e fáceis de cultivar
-
Finanças2 dias atrás
Prova de vida do INSS: quem precisa e como fazer?