Saúde
Consumo de batata influencia no desenvolvimento de diabetes tipo 2? Descubra!
Pesquisa aponta a relação do consumo de batata com o desenvolvimento de diabetes tipo 2. Veja os resultados.
A batata é um alimento rico em proteínas e uma importante fonte de sais minerais, além de bastante energética por ser composta por 80% de água e carboidrato. Muito versátil, existem diversas formas de prepará-la, seja cozida, a vapor ou assada. Além disso, ela pode ser encontrada em diferentes variedades, como, doce, inglesa e baroa.
Muitas pessoas associam o consumo excessivo do ingrediente ao desenvolvimento de diabetes tipo 2, que é uma doença metabólica crônica, causada pelo alto índice de glicose no sangue, desenvolvida pela falta de produção de insulina pelo corpo humano.
Batata pode causar diabetes?
Um experimento recente divulgado pelo periódico científico Diabetes Care apontou que o consumo de batatas tem maior influência no desenvolvimento da doença conforme o modo de preparo escolhido. A pesquisa contou com a participação de cerca de 54 mil pessoas.
Os participantes preencheram um questionário no qual sinalizaram sua frequência alimentar baseada no uso de 192 itens. Segundo os pesquisadores, aqueles que ingeriram vegetais apresentaram 21% menos de risco de desenvolver diabetes tipo 2.
Já aqueles que consumiram batata tiveram um percentual de risco 9% maior de ter a condição de saúde na comparação com o grupo que reduziu o consumo diário.
E aí que entra a importância da variação do método de preparo, de acordo com os cientistas. As batatas cozidas, diferentes das demais, não estavam associadas ao aumento da chance de desenvolvimento da doença.
Outra relação encontrada por eles foi a mistura da batata com refrigerantes, manteiga e carne vermelha. Foi verificado que a combinação desses alimentos pode ter influência direta no aumento do risco de diabetes.
Sendo assim, os pesquisadores afirmam que um estudo mais aprofundado precisa ser feito para entender as relações entre batata e a doença, considerando que as dietas foram apontadas pelos próprios participantes e a análise do hábito alimentar foi realizada por apenas um ano, um período de tempo considerado curto.

-
Finanças2 dias atrás
Qual a idade mínima e tempo de contribuição para se aposentar?
-
Mercado de Trabalho15 horas atrás
Entrevistas de emprego: 4 mentiras muito comuns mas que você deve evitar
-
Empresas2 dias atrás
Temu supera Amazon e ocupa o 3º lugar entre os e-commerces mais visitados do Brasil
-
Tecnologia10 horas atrás
Saíram de moda: 6 apps que se tornaram obsoletos no Brasil
-
Finanças1 dia atrás
Descubra qual eletrodoméstico consome tanta energia quanto 65 geladeiras juntas
-
Tecnologia1 dia atrás
Se você usa ESTE modelo de iPhone, já está na hora de trocar
-
Artigos20 horas atrás
3 dicas valiosas para criar um escritório produtivo e elegante em casa
-
Finanças7 horas atrás
Não consegue guardar dinheiro? Conheça 10 estratégias eficazes para poupar