Conecte-se conosco

Economia

Com emissões de BCs, valor de ativos reais deve subir, diz XP

Grandes emissões de dinheiro na economia global faz as pessoas valorizarem mais os ativos reais, disse o estrategista-chefe da XP.

Publicado

em

O estrategista-chefe da XP Investimentos, Fernando Ferreira, afirmou nesta terça-feira que os ativos da indústria de mineração e os preços dos metais deverão aumentar em reflexo ao movimento dos bancos centrais do mundo de emitir dinheiro para ajudar a retomada das economias durante a pandemia do coronavírus.

Para Ferreira, o “efeito mais claro” dessas volumosas emissões de dinheiro na economia global são os questionamentos das pessoas sobre os valores emitidos, “e os ativos reais ganham valor”.

Em seminário sobre financiamento e acesso ao mercado de capitais pelo setor de mineração, o estrategista falou sobre o movimento. “Ativos como ouro e prata, todos os metais, no final do dia acabam se fortalecendo em cenário de dólar mais fraco”.

Os setores exportadores, como a indústria de minério de ferro do Brasil, também se beneficiam do atual cenário de real mais desvalorizado, disse ele, um pouco por conta de “preocupações fiscais” no Brasil, que deixam o custo do país “mais competitivo” para exportações.

A economia chinesa, uma das principais importadoras de produtos como minério de ferro, “está retomando muito mais rápido que o restante do mundo”, impulsionando a indústria exportadora do Brasil e empresas como a Vale, acrescentou Ferreira. Segundo ele, a China está mirando em infraestrutura para garantir recuperação econômica mais acelerada.

“A China deve ser um dos únicos países que não vai apresentar queda no PIB este ano…”, disse ele.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS