Saúde
Combo dos 30 anos: o que acontece com o corpo humano nessa idade?
Um corpo aos 30 anos chega a seu ápice de funcionamento e depois começa a desacelerar. Confira tudo o que pode acontecer nessa idade.
O corpo humano funciona com uma máquina na qual todos os elementos atuam em perfeita comunhão. Assim como um equipamento precisa de manutenção com o tempo, o mesmo acontece com o nosso organismo. Ao completar 30 anos de idade, algumas coisas podem mudar, já que essa é uma característica do amadurecimento físico, mental e emocional.
O geriatra Natan Chehter explica que nessa faixa etária é comum que o corpo humano atinja o ápice de sua potencialidade, seguindo posteriormente para o declínio. Contudo, é possível manter essa máquina em equilíbrio de potência ficando atento a alguns sinais.
As condições a seguir são objeto de pesquisa de diversos médicos de várias áreas diferentes. Confira a seguir o que acontece quando uma pessoa completa 30 anos.
Perda de massa óssea e massa muscular
Nessa idade, o indivíduo pode atingir o pico de sua massa óssea. Após essa etapa, consequentemente, o corpo passa pelo processo de redução da massa óssea. Quando não há vitamina D e cálcio insuficiente no organismo, a perda pode ser ainda mais acelerada.
O mesmo pico e perda acontecem com a massa muscular. Quando a pessoa não pratica atividades físicas, a redução pode chegar a 10% por ano.
Dificuldade para emagrecer
A desaceleração do metabolismo acontece tanto por causa das mudanças hormonais quanto pela perda de massa muscular. Uma alimentação bem planejada e o exercício físico habitual podem ajudar a controlar esse processo.
Mudanças na aparência da pele
É por volta dos 30 anos que as rugas, pés de galinhas e linhas de expressão começam a surgir no rosto. Portanto, caso você esteja lendo esta matéria antes de chegar nesse ponto, ainda dá tempo de usar protetor solar todos os dias e ter uma boa qualidade de sono.
Perda de libido
A testosterona é o principal hormônio masculino. Ele começa a passar pelo processo de redução aos 30, podendo causar disfunção erétil e redução libidinosa a partir dessa idade. Já as mulheres têm outros fatores de impacto na libido como, por exemplo, a amamentação. Porém, a questão hormonal também está ligada à diminuição de libido feminina.
Mudanças no funcionamento do intestino
As mulheres que dão à luz e passam pelo enfraquecimento pélvico são as que mais sofrem com a constipação. Mas, no geral, a função motora do intestino, o processo químico de digestão e o trânsito alimentar passam por algumas alterações após as três décadas.
Calvície
A perda de libido e a calvície andam lado a lado. Cerca de 37% dos homens perdem o cabelo até os 35 anos, enquanto as mulheres passam por esse processo a partir dos 30. Histórico familiar, mudanças hormonais e estresse podem potencializar a condição. Além disso, é nessa época que os fios brancos começam a nascer.
Perda da estatura
Por volta dos 30 anos as pessoas passam pela redução de altura, mas, como o processo é lento, pode ser notado só por volta dos 40 anos. A partir dessa idade, o indivíduo pode perder até 0,1 centímetro por ano.
Funcionamento mental lento
Alguns fatores mentais também são alterados: a memória começa a falhar, as habilidades e a visão espacial já não são as mesmas. Mas apesar do raciocínio iniciar o processo de desaceleração, a funcionalidade não é afetada.
Má qualidade de sono
A apneia do sono é mais uma condição que pode surgir aos 30 anos. A maioria dos adultos que sofrem com isso não procura ajuda adequada, portanto, o problema persiste e leva à insônia. Isso pode resultar em diabetes, insuficiência cardíaca e até mesmo hipertensão.

-
Empresas1 dia atrás
Grande rede de supermercados encerra atividades após 40 anos e faz demissão em massa
-
Economia1 dia atrás
10 países com o PIOR salário mínimo do mundo; 1º lugar paga R$ 77,21 por mês
-
Economia20 horas atrás
Vai deixar bens para os filhos? Veja como escapar da ‘mordida’ do novo imposto sobre herança
-
Finanças1 dia atrás
Afinal, quanto custa morar sozinho no Brasil?
-
Mercado de Trabalho8 horas atrás
Lei trabalhista de 2025 garante 12 tipos de faltas justificadas sem desconto salarial
-
Finanças6 horas atrás
Este milionário faz 3 coisas com o dinheiro que quase ninguém faz (e funciona)
-
MEI11 horas atrás
Seu trabalho permite MEI? Veja as profissões que não entram nessa categoria
-
Mercado de Trabalho8 horas atrás
10 profissões com altos salários iniciais fora da área de tecnologia