Saúde
Você sabe quais os sintomas de alguém que possui deficiência de vitamina D?
A falta de vitamina no corpo humano causa diversas reações, você sabe quais são os sintomas de pessoas que tem deficiência de vitamina D?
O corpo humano precisa de diversas substâncias para viver em sua melhor forma, entre elas, hormônios, vitaminas, nutrientes, entre outros. Estar com alguma vitamina em quantidades baixas em seu corpo não é um bom sinal, visto que isso pode trazer vários problemas à saúde, tais como perda de massa óssea, fraqueza, fadiga, entre outros.
A vitamina D é produzida pelo corpo quando ele toma sol. Cerca de 875 mil brasileiros que têm mais de 50 anos de idade possuem deficiência de vitamina D.
Não somente isso, mas cerca de 7,5 milhões de pessoas nessa faixa etária possuem níveis mais baixos de vitamina D do que é considerado saudável, isso segundo os dados de uma pesquisa feita pelo Estudo Longitudinal da Saúde dos Idosos (Elsi-Brasil).
Saber se você possui deficiência dessa vitamina não é algo complicado, pois com um simples hemograma é possível descobrir. Com o resultado, seu médico pode te encaminhar para um exame de raios X para verificar como estão seus ossos.
Qual a função da vitamina D e o que causa a falta dela?
A vitamina D é a responsável pela absorção de cálcio e fósforo, sendo, portanto, necessária para que os ossos absorvam os nutrientes, a partir do controle da quantidade de cálcio no sangue. Por isso a falta dessa vitamina no organismo pode aumentar o risco de fraturas e a abaixa densidade da massa óssea.
A nutricionista Esther Ellis conta, para o site LiveScience, que a falta dessa vitamina pode causar problemas ósseos, além disso, também pode ajudar no bom funcionamento dos músculos, possibilitando uma comunicação melhor entre o cérebro e o corpo. Não somente, o corpo também se utiliza dela no combate a vírus.
A vitamina D também é responsável por ajudar na diminuição da inflamação, na prevenção da depressão e no controle do crescimento de células cancerígenas, é o que conta Jen Bruning da Academy of Nutrition and Dietetics, nos EUA.
Para crianças, essa deficiência de vitamina D pode causar raquitismo, que é uma condição que causa fraqueza nos ossos, tornando a estrutura óssea do corpo muito fraca. Caso não seja tratado, a criança pode crescer com ossos tortos e bem mais frágeis.
Para adultos, o amolecimento dos ossos é causado pela condição chamada osteomalácia. Quem possui a falta dessa vitamina pode sofrer com cãibras, fraqueza, fadiga e facilmente fraturar os ossos. Esses efeitos podem ser mais evidentes naquelas pessoas que já são mais frágeis.
Para evitar a falta dessa vitamina no seu sistema, é necessário apenas tomar regularmente sol. Mas uma boa dieta também pode ajudar.
Alguns alimentos, como peixe, queijos, fígado bovino, leite, entre outros, possuem maior concentração de vitamina D. No entanto, é sempre necessário procurar acompanhamento médico.

-
Mundo6 horas atrás
Homem faz descoberta inesperada em estacionamento; veja o que era
-
Economia2 dias atrás
Governo altera Bolsa Família e intensifica controle familiar
-
Carreira2 dias atrás
Sem dívidas nem chefe: o que estudar agora para ter independência financeira até 2030?
-
Agronegócio1 dia atrás
Descubra o segredo para fazer e replantar mudas de zamioculca do jeito certo
-
Economia1 dia atrás
Quais benefícios do INSS podem ser acumulados? Veja a lista
-
Mercado de Trabalho8 horas atrás
Vale-alimentação: trabalhador tem direito ao benefício nas férias?
-
Agronegócio1 dia atrás
Entenda o que é a geada negra e seus impactos na agricultura
-
Empresas20 horas atrás
Após Nestlé adquirir Kopenhagen, quanto custa uma franquia da marca?