Conecte-se conosco

Economia

Como a Selic afeta nossas vidas?

Muitas pessoas já ouviram falar da Taxa Selic mas poucos sabem como ela afeta diretamente a dinâmica de vida da população brasileira. Entenda!

Publicado

em

Selic

Todo mundo, alguma vez na vida, já ouviu falar dessa nomenclatura. A Taxa Selic é, em suma, uma taxa básica de juros da economia. Mas o que isso significa?

Isso quer dizer que ela configura-se como um valor diferencial voltado à fixação dos juros cobrados por determinadas instituições financeiras, fazendo com que o valor real não seja o mesmo ditado pelo Banco Central, podendo variar tanto para mais quanto para menos.

Veja também: Confira mais sobre a loteria própria criada pela Bolsa de Valores

O termo significa Sistema Especial de Liquidação e de Custódia, tratando-se de um sistema do Banco Central voltado a operações de compra e venda de títulos públicos federais.

Mas a pergunta que mais importa é: como a taxa Selic afeta a sua vida? É simples. A Taxa Selic é, primeiramente, associada diretamente à inflação, podendo assim, na prática, afetar a taxa de juros em operações de crédito. A realidade é que, de fato, a Selic pode impactar nossas vidas de diversas formas.

Quando está em alta, os juros tendem a ser mais altos, reduzindo os pedidos de crédito no país. Quando ela está baixa, o oposto ocorre, os juros baixam e as pessoas começam a pedir mais crédito.

Para as pessoas que investem, a taxa Selic está atrelada a alguns tipos de investimentos que rendem muito mais com a sua alta. Hodiernamente, a Selic encontra-se em 11,75%, Com esse novo aumento, a Taxa adquiriu o maior nível desde abril de 2017, o maior nível em 5 anos.

Além disso, é importante ressaltar que a taxa básica de juros da economia brasileira afeta, também, diretamente a dinâmica de inflação. Em vista disso, geralmente, quando a Selic está em alta, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, considerada a inflação oficial do país, tende a ser menor.

Geógrafo e pseudo escritor (ou contrário), tenho 23 anos, gaúcho, amante da sétima arte e tudo que envolva a comunicação

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS