Finanças
Como descobrir a linha de crédito mais adequada para cada perfil?
Diferentes modalidades de empréstimo são destinadas a diferentes públicos, tornando necessária a análise do objetivo da solicitação.
O surgimento de novas linhas de crédito no mercado tornou mais fácil a busca pelo empréstimo mais vantajoso para cada perfil de consumidor. Antes de solicitar dinheiro emprestado, o cliente precisa avaliar suas necessidades, calcular o orçamento e procurar uma opção que se encaixe no que ele procura.
Todas as linhas de crédito são criadas um um objetivo específico, por isso sempre é necessário fazer uma avaliação antes da contração. Enquanto alguns querem financiar uma casa, outros querem investir na educação, abrir um negócio ou comprar um veículo.
Leia mais: Nubank anuncia aumento no limite do cartão de 35 milhões de clientes
Conheça as caraterísticas de diferentes opções de crédito existentes no mercado.
Cartão de crédito e cheque especial
O cartão de crédito é a opção preferida dos consumidores brasileiros. Entretanto, parcelar a fatura ou entrar no cheque especial custa muito mais do que solicitar outros tipos de empréstimo. Em geral, os juros dessas modalidades são bastantes altos, tornando mais viável a contratação de um empréstimo pessoal, por exemplo.
Consignado
Falando em juros, os dessa modalidade costumam ser os mais baratos do mercado. O prazo para quitar a dívida também é maior. Segundo um levantamento do Serasa, 50% do público que contrata crédito consignado tem mais de 50 anos, enquanto população acima de 60 anos responde por cerca de 22,4% das contratações.
A desvantagem é que, na maior parte das vezes, o empréstimo consignado só está disponível para aposentados, pensionistas e servidores públicos. Isso porque parte do valor das parcelas é descontado direto da folha de pagamento ou benefício do solicitante.
Empréstimo pessoal
Cada vez mais comuns com o surgimento de novos bancos digitais, os empréstimos pessoais chamam a atenção pela facilidade e pouca burocracia. Como citado anteriormente, em alguns casos eles podem ser uma alternativa mais barata ao rotativo do cartão e ao cheque especial.
Home equity
O home equity é uma boa opção para quem possui um imóvel. Nessa modalidade, o cliente oferece seu bem como garantia de pagamento, o que reduz as taxas de juros e dá mais prazo para quitar a dívida. O solicitante ainda pode adiar o pagamento de parcelas, flexibilizando as condições.
Faças as contas e simule
A melhor dica para escolher a linha de crédito ideal para seu perfil é encontrar aquele que cabe no seu bolso. Não adianta pegar um empréstimo para pagar uma dívida e acabar entrando em uma bola de neve.
Muitos bancos já permitem a simulação das taxas de juros e prazo de pagamento direto no seu site ou aplicativo. Confira as condições de diferentes instituições financeiras antes de assinar o contrato.

-
Loterias1 dia atrás
Ganhador da Mega ainda não resgatou prêmio de R$ 1.418.495
-
Agronegócio13 horas atrás
O que atrai cobras para o quintal e como evitar visitas indesejadas
-
Saúde1 dia atrás
Falência de plano de saúde deixa beneficiários sem atendimento
-
Finanças1 dia atrás
Participe do Leilão da Receita, que tem iPhone, PS4 e mais!
-
Automobilística11 horas atrás
Encher o tanque até o limite pode custar caro: entenda os riscos
-
Curiosidades2 dias atrás
Tem brasileiro na lista! Veja os 5 diretores mais ricos do mundo
-
Tecnologia2 dias atrás
Deixar o carregador na tomada gasta energia? Veja riscos e cuidados
-
Empresas2 dias atrás
Mater Dei reporta lucro líquido de R$ 8,1 milhões no 4TRI24