Tecnologia
Como evitar golpes no WhatsApp? Conheça 5 dicas de segurança fundamentais
Você mesmo pode tomar atitudes simples para tornar o WhatsApp mais seguro, veja cinco dicas fundamentais:
O aplicativo WhatsApp deixou de ter apenas a função de troca de mensagens entre amigos e família. Hoje, é uma importante ferramenta de comunicação, negócios e de trabalho.
De acordo com a Forbes, o WhatsApp é o aplicativo onde os brasileiros passam a maior parte do tempo, liderando em uso e popularidade.
Com isso, o ambiente da rede social passou a ser bastante propício para aplicação de golpes. Com risco maior atingir pessoas mais velhas e com menor conhecimento técnico.
Na verdade, os golpes no WhatsApp já são muito comuns, os criminosos estão ficando ainda mais sofisticados em suas estratégias. Como consequência, a Polícia Civil já chegou a destinar centrais de atendimento usadas exclusivamente para golpes no aplicativo.
Você mesmo pode tomar atitudes simples para tornar o WhatsApp mais seguro, veja cinco dicas fundamentais:
1- Identificação de dois fatores
A identificação de dois fatores habilita qualquer aplicativo a se autentificar usando a combinação de dois fatores que você mesmo escolhe, como diz o próprio nome.
No WhatsApp, eles exigem a criação de uma senha de seis dígitos que, sem ela, os golpistas não conseguem acessar a conta de alguém.
Você vai conseguir abrir o aplicativo normalmente sem a senha, porém, de vez em quando, eles vão pedir o código cadastrado. Para ativar essa opção de segurança, você deve acessar:
- Configurações;
- Conta;
- Ativar a verificação em duas etapas.
Após esse passo a passo, é preciso criar a senha numérica que seja fácil de memorizar sempre.
2- Não compartilhe os códigos recebidos por SMS do próprio aplicativo
É preciso ter bastante cuidado ao baixar o aplicativo do WhatsApp depois que acontecer de seu celular pifar ou ser roubado.
Nesses casos, o aplicativo envia um SMS para a instalação da rede social no novo aparelho. Neste momento, os criminosos ligam para as pessoas, solicitando esses códigos para clonar o WhatsApp de algum mensageiro.
Por exemplo, quando eles pedem dinheiro para familiares e amigos. Para evitar isso, nunca compartilhe o código recebido pelo SMS com alguém.
3- Nunca clique em links suspeitos, sempre desconfie
Existe uma estratégica comum que envolve o envio de links falsos que levam a pessoa a entrar em páginas falsas criadas no intuito de roubar informações pessoais.
Os golpistas se passam por atendentes de bancos, representantes de empresas aéreas, atendentes de lojas que você geralmente compra, etc. É preciso desconfiar e tomar cuidado para nunca clicar em links suspeitos.
4- Maior cuidado ao usar o WhatsApp Web
O WhatsApp Web é um facilitador para quem usa o aplicativo como principal ou uma de suas ferramentas de trabalho. Afinal, é muito mais rápido digitar pelo computador e é melhor enxergar em tela cheia.
No entanto, é preciso ter muito cuidado ao conectar a rede social em um computador compartilhado. Deve-se lembrar sempre de se desconectar quando não for mais usar o app.
5- Só utilize a versão oficial do aplicativo
Existia uma versão chamada WhatsApp GB, que tinha recursos como mudar de cor e agendar mensagens. Era uma versão não oficial do aplicativo, que foi cancelada.
Essas versões podem apresentar falhas de segurança e comprometer a privacidade dos mensageiros.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia1 dia atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp