Conecte-se conosco

Agronegócio

Como fazer óleo essencial de laranja

Aprenda a extrair óleo essencial da fruta e como utilizar.

Publicado

em

Óleo essencial de laranja

A laranja é uma fruta muito popular, presente não só em nossa alimentação, como também em vários segmentos da indústria, como na perfumaria, na cosmética, no aromaterapia, entre outros. Da fruta extrai-se o óleo essencial, que em geral, possui cheiro cítrico, fresco e intenso, e tem utilidades diversas, inclusive, propriedades medicinais.

Desse modo, o óleo essencial de laranja auxilia a combater gases, cólicas estomacais e intestinais, prisão de ventre e diarreia. Além disso, ele ainda estimula a vesícula biliar a produzir bílis, que facilita a digestão e a eliminação de gorduras. Não bastassem tantos benefícios, o óleo de laranja pode proporcionar sensação de bem-estar, sendo, por isso, indispensável tê-lo em casa. Sendo assim, a gente te mostra um jeitinho de extrair o óleo da casca da laranja. O experimento vai ter que contar com um pouquinho de paciência, mas fique ciente que o resultado é maravilhoso. Veja a seguir o passo a passo.

Passo 1

Retire a casca da laranja com um ralador. Para melhores resultados, evite cortar o bagaço. Disseque a casca da laranja antes de usá-la. Depois de tirar a casca, é preciso deixá-la secar. Coloque-a em um papel toalha e deixe-a sob a luz solar direta até que ela fique totalmente seca.

Passo 2

Depois de seca, caso os pedaços de cascas estejam muito grandes, moa ou bata em liquidificador. O ideal é que fiquem bem pequenos.

Passo 3

Encha uma tigela com água morna (temperatura com cerca de 30°C) e em seguida, despeje um frasco de álcool etílico hidratado de cereais. Deixe a mistura descansar por cerca de 20 minutos.

Passo 4

Coloque as raspas ou a casca moída em um frasco de vidro e, em seguida, acrescente a mistura de água e álcool até cobrir o conteúdo por completo. Depois disso, tampe o frasco e agite por alguns minutos. Deixe a solução assentar por dois ou três dias. Durante esse período, também é uma boa ideia agitar o frasco de duas a três vezes ao dia.

Passo 5

Coe a solução com um filtro de café de pano ou papel. Depois, volte o liquido para a garrafa e a mantenha aberta para que o restante do álcool evapore. Cubra a boca da garrafa apenas com uma peneirinha ou um papel toalha.

Passo 6

Depois que o álcool evaporar, o óleo ficará concentrado no fundo, aí é só tampar o recipiente.

O cheiro é muito agradável e o óleo pode ser utilizado de diversas formas: como remédio, para massagear o corpo, como aromatizador, em velas ecológicas, no banho, enfim, as possibilidades são muitas! Aproveite da forma que melhor lhe aprouver!

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS