Agronegócio
Como fazer uma horta caseira usando apenas terra, pá, tesoura e regador!
Muita gente sonha em ter uma horta caseira, seja como hobby ou para desfrutar dos alimentos; confira o guia que vai facilitar esse processo!
Você já pensou em ter a sua própria horta doméstica e poder colher verduras e legumes fresquinhos na hora de preparar as refeições para você e aqueles que ama? Pois saiba que isso é possível, além de ser mais fácil do que você imagina, precisa de muito pouco material.
Iremos te ensinar tudo que é preciso para começar a sua horta ainda hoje, usando nada além de terra, pá, tesoura de poda, regador e, claro, muita força de vontade e carinho.
Ter suas próprias plantas permite economizar dinheiro, ter alimentos mais saudáveis e de sobra se divertir e relaxar com essa atividade terapêutica.
Como ter sua própria horta
Materiais
Como mencionamos, os materiais essenciais são muito básicos. É claro que é possível adquirir algumas coisas a mais para turbinar sua plantação, mas inicialmente isso não é necessário, basta ter os seguintes itens em sua casa:
- Terra;
- Regador, dispersor ou pistola de mangueira;
- Tesoura de poda;
- Pá de jardinagem.
Primeiros passos
Como tudo na vida, é preciso começar de algum lugar. O primeiro passo para ter uma horta doméstica é o planejamento, ou seja, definir o que você deseja cultivar. As opções são variadas, mas alguns exemplos simples são os que seguem:
- Legumes, leguminosas e tubérculos (cebola, batata, feijão e tomate, por exemplo);
- Temperos, plantas medicinais e ervas (cebolinha, hortelã, boldo e manjericão, por exemplo);
- Frutas (limão, morango, jabuticaba e amora, por exemplo);
- Verduras e folhosas (rúcula, agrião, couve e alface, por exemplo).
Agora que você já planejou o que vai cultivar, é hora de escolher onde vai ter suas plantas. Para isso, basta conferir os espaços disponíveis, a quantidade de luz no local e a facilidade de acesso, e assim decidir o local mais apropriado.
Mantendo sua horta
Uma vez decidido o que e onde vai plantar, é hora de colocar as mãos na massa – ou na terra – e utilizar suas sementes ou mudas. Para isso, basta seguir as recomendações de cada espécie, podendo utilizar vasinhos ou um espaço mais amplo de terra, a depender da planta.
Após plantadas, esses vegetais exigem certa atenção, principalmente as espécies mais frágeis. Então, é preciso estar sempre atento com a temperatura, a incidência de luz direta – ou falta dela – e a umidade do solo, que em alguns casos não deve estar seco nunca.
Além disso, é possível que suas plantinhas sejam atacadas por pragas ou doenças, então, é recomendado que você tire um tempinho do seu dia para conferir a saúde delas, não apenas regá-las. Também é necessário realizar podas regulares para conduzir o desenvolvimento das folhas, frutos e ramas.
Conclusão
Agora você já sabe basicamente tudo o que precisa para ter a sua primeira hora doméstica. Está na hora de colocar os conhecimentos em prática e planejar seu espaço verde.
Você vai ver como a horticultura é gratificante quando colher seus próprios alimentos e temperos, fora os demais benefícios que as plantas trazem à sua casa.

-
Tecnologia1 dia atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho9 horas atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Investimentos2 dias atrás
O que são franquias e como começar uma, segundo dicas de especialista
-
Finanças1 dia atrás
Fatura paga na sexta: em quanto tempo o limite do cartão é liberado?
-
Finanças2 dias atrás
Precisando economizar? Esses truques simples vão te ajudar com isso
-
Economia1 dia atrás
Receita lança painel interativo sobre renúncias fiscais de empresas
-
Tecnologia1 dia atrás
Ferramenta expõe dados de contato no LinkedIn e preocupa usuários
-
Mundo1 dia atrás
FBI alerta para golpes com vozes geradas por inteligência artificial