Conecte-se conosco

Finanças

Como pedir um empréstimo consignado após as mudanças do INSS?

Novas regras do empréstimo consignado já estão em vigor para aposentados e pensionistas do INSS. Confira quais são.

Publicado

em

As regras para contratar um empréstimo consignado foram modificadas pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A partir de agora, pedidos de bloqueio e desbloqueio ou alterações na forma de pagamento devem seguir algumas exigências específicas.

Leia mais: Gasolina é mais vantajosa que etanol em todos os estados e no DF, diz ANP

Quem quiser bloquear ou desbloquear a opção do crédito consignado terá que enviar, obrigatoriamente, um documento oficial com foto por meio do aplicativo Meu INSS. Até então, o envio do documento era opcional. Para atendimentos presenciais, vale a mesma exigência.

Segurados que já estão com um perdido de bloqueio ou desbloqueio do empréstimo e ainda não enviaram o documento de identificação também precisam fazer isso.

Os serviços podem ser solicitados apenas por aposentados e pensionistas com cadastro mais detalhado no sistema Gov.br, considerados de nível prata ou ouro, que tenham selos de validação como os do sistema de internet do seu banco.

Para obter essas verificações, é preciso autorizar o cruzamento com outras bases de dados e leitura de QR Code ou código de acesso. O pedido de bloqueio e desbloqueio anteriormente podia ser feito por quem tem um cadastro mais básico, a partir do nível bronze.

Quando não for possível solicitar os serviços pelo aplicativo, o segurado terá que ligar na Central 135 e agendar atendimento em uma agências da Previdência Social. O INSS explica que basta solicitar “Atendimento Especializado” e informar o serviço que deseja agendar.

Aumento de irregularidades

As novas regras foram implementados por conta de irregularidades na contratação de empréstimos consignados, especialmente durante a pandemia de coronavírus, explica André Vargas, advogado especialista em direito previdenciário e sócio da Vargas Farias Advocacia.

“Há diversos casos em que fraudadores alteraram a senha da ferramenta do beneficiário e solicitaram o desbloqueio do serviço com o objetivo de contratar um crédito de forma irregular. Diante disso, a nova medida aumenta a segurança do serviço, pois passam a exigir a apresentação de documento de identificação com foto do segurado”, diz.

João Badari, também advogado especialista em direito previdenciário, concorda com a implementação nas regras, que apesar de burocráticas aumentam a segurança para aposentados e pensionistas.

“Torna um pouco mais burocrático para juntar documento com foto, mas é pelo bem do segurado e é certo, já que o empréstimo consignado tem muitas fraudes”, completa.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS