Conecte-se conosco

Agronegócio

Como plantar pepino japonês em vasos

Saiba como cultivar essa hortaliça em casa de forma muito simples

Publicado

em

O pepino é uma hortaliça muito popular na mesa dos brasileiros. Consumido, geralmente, em saladas, o pepino é um diurético natural, rico em potássio, que proporciona flexibilidade aos músculos e dá elasticidade às células da pele.

Ademais, esse alimento possui grande quantidade de água (cerca de 95%) e vitaminas, além de minerais como o cálcio, o ferro, o fósforo e o sódio. Nesse sentido, a gente te mostra como plantar o pepino em casa, para tê-lo à disposição sempre fresquinho e livre de agrotóxicos. O cultivo é bem simples e pode ser feito em vasos. Vamos lá?!

Cultivo

Escolha um vaso de bom tamanho e certifique-se que há furinhos no fundo do recipiente. Depois, coloque uma camada de pedriscos e forre com uma manta de drenagem.  Isso vai ajudar no escoamento da água, impedindo que as raízes fiquem muito úmidas e apodreçam.

Preencha o vaso com um substrato rico em matéria orgânica: terra, adubo orgânico, esterco curtido ou húmus de minhoca. Em seguida, faça a semeadura. Abra um pequeno buraco com profundidade de 3 centímetros e coloque 4 sementes. Por fim, cubra as sementes com um pouco de terra e regue.

A rega deve ser feita com frequência, especialmente nos primeiros dias. É importante que o solo fique levemente úmido, nunca encharcado. O vaso deve ficar em local bem iluminado e com incidência de sol direto, já que boas condições de luminosidade são essenciais para o seu desenvolvimento.

Com relação as podas, recomenda-se que sejam feitas apenas quando a planta estiver na fase adulta, de modo a estimular a produção de frutos. Assim, basta cortar as folhas mais velhas e danificadas. A colheita deve ser feita quando o pepino estiver verde escuro ou amarelo.

Publicidade
Comentários

MAIS ACESSADAS