Conecte-se conosco

Economia

“Como pode trabalhador pagar 27,5% e empresário zero?”, diz Guedes

Ministro da Economia levanta a bandeira para taxação de lucros e dividendos, pois segundo ele, não faz sentido empresário que recebe “R$ 100 milhões” ter isenção.

Publicado

em

Paulo Guedes

O Ministro da Economia, Paulo Guedes, em conversa com um veículo de imprensa, defendeu a taxação de lucros e dividendos, uma das ideias presentes na proposta de reforma tributária brasileira. O plano está na terceira fase da reforma, que ainda não foi entregue ao Congresso.

“Como pode um trabalhador pagar 27,5% de imposto de renda e um empresário que recebe 100 milhões de reais de lucros e dividendos pagar zero? [Os críticos dizem]: ‘Ah, mas já paga na empresa’. A gente vai baixar o imposto da empresa, se ficar na empresa o imposto será baixo, se ficar para o dono, vai ter que pagar imposto”, afirmou Guedes.

Ainda nesta semana, na última quinta-feira, 6, o ministro alegou, durante um evento on-line, promovido pela Fundación Internacional para la Libertad (FIL), que o governo não tem como intuito elevar receitas com o projeto, mas sim reduzir os encargos trabalhistas. Um dos planos é a criação de um novo imposto sobre transações digitais, com o objetivo de desonerar a folha de pagamentos.

“Como não temos espaço fiscal para eliminar o imposto sobre o trabalho [contribuição sobre a folha], ao menos vamos reduzir alguns desses impostos e essa é a razão pela qual estamos considerando criar um outro imposto”, disse o ministro.

Segundo ele, o novo tributo não irá bancar ações populistas, mas “substituir o imposto cruel sobre o trabalho que produziu 40 milhões de invisíveis nas ruas no Brasil”. O representante da pasta da Economia complementou sua fala dizendo que,
caso exista aumento das receitas tributárias, automaticamente, as alíquotas vão ser reduzidas.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS