Conecte-se conosco

Bancos

Comprar ações de bancos brasileiros é bom investimento em 2020?

Com crescimento entre 22% e 54% nas ações dos bancos brasileiros, fica em xeque se vale a pena investir neles.

Publicado

em

Itaú, Banco do Brasil e Bradesco

Em 23 de março de 2020, o principal índice da bolsa brasileira, Ibovespa, constituído por 75 ativos, chegou ao nível mais baixo de pontuação, desde o começo da crise econômica. A partir disso, muitas ações de empresas nacionais já conquistaram valorização, principalmente as atuantes no varejo online.

Em escala decrescente, entre os nomes estão Via Varejo (332%), Magazine Luiza (183%), B2E (169%) e Lojas Americanas (97%). Além dessas, grandes companhias tiveram crescimento de mais de 100%, como Petrobras, Eletrobras, Natura, Gerdau, Sabesp e mais. Porém, o que tem mais intrigado os investidores, especialmente nas últimas semanas, são as ações dos bancos. As ações do Banco do Brasil subiram 54%, do Bradesco, 37%, do Itaú, 25% e do Santander, 22%. Mas qual seria o motivo desses dados?

O principal fato é a preocupação com a economia brasileira, que deve encerrar o ano com pessimismo, diante do alto risco de crescimento da inadimplência. A segunda razão está atrelada ao resultado positivo na votação do projeto de lei (PL) que limita os juros para crédito, oferecidos por cartões de crédito e cheque especial. Mas vale lembrar que a PL ainda precisa ser aprovada na Câmara dos Deputados. O terceiro ponto que bambeia as ações bancárias é o aumento da concorrência, com a acelerada entrada dos bancos digitais no mercado financeiro.

Além dos aspectos apresentados justificarem o resultado, são eles que mais refletem nos números e acarretam discussões sobre esse tipo de investimento. Contudo, ainda que sob um cenário não tão favorável aos bancos, eles podem apresentar oportunidades favoráveis aos investidores de médio prazo, ou seja, que pensam em aplicações entre 12 e 24 meses.

De modo geral, o pior contexto está vigente nos preços das ações, apesar disso, em 2021, as grandes empresas voltarão a ter melhor rentabilidade. Assim, os dividendos serão distribuídos significativamente, se comparados à taxa Selic de 2% ao ano. É importante avaliar bem os tipos de investimento, conforme cada interesse, optar pela diversificação e disposição de maiores chances de retorno, considerando o risco. Entre os bancos, as sugestões mais atrativas atualmente são Banco do Brasil e Itaú.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS