Conecte-se conosco

Fundos Imobiliários - FII's

Confira 5 perguntas e respostas sobre fundos imobiliários

Cada vez mais populares, os investimentos em fundos imobiliários são uma maneira simples e barata de aplicar no setor.

Publicado

em

Fundos Imobiliários - FIIs

Os Fundos Imobiliários (FIIs) podem ser definidos por um grupo de pessoas que desejam investir em ativos imobiliários. Confira 5 perguntas e respostas sobre esses investimentos. Para essa matéria, foram acessadas informações do professor Arthur Vieira de Moraes, da EXAME Research.

É válido investir em REITs (os FIIs americanos) para diversificar a carteira?

A diversificação da carteira é uma das estratégias mais importantes no mercado financeiro, desde que somente 20% dessa carteira esteja aplicada no exterior. Atualmente, os REITs estão sendo negociados na B3. Nos Estados Unidos, os fundos são obrigados a distribuir 90% do lucro, enquanto no Brasil a divisão acontece com 95%.

Nesse caso, a principal diferença entre os REITs e FIIs é que, no caso dos fundos americanos, esses podem se alavancar, ou seja, pegar emprestado e comprar mais ativos do que aqueles obtidos com as aplicações dos cotistas. 

Quando as ações pagam dividendos, a B3 faz um ajuste no preço. Com os FIIS acontece o mesmo?

Sim. Nos FIIs o rendimento é pago, distribuído em dinheiro, vai para a conta do investidor e é ajustado na cota. Esse é um ajuste contábil feito pela B3. Afinal, no dia seguinte, o FII vai se movimentar independente de ter sido ajustado. 

O que é flipagem?

A flipagem é a compra e venda das cotas de FIIs ou ações logo no primeiro dia de negociação. No caso dos fundos imobiliários, o preço já é definido e o mercado aceitar pagar ou não. O objetivo da flipagem é ganhar rápido em um operação curta. 

O Índice de fundos imobiliários (IFIX) atingiu 2800 pontos. Esse foi o teto?

Ao longo do tempo, os ativos tendem a se valorizar mais. Como o IFIX já ficou acima dessa pontuação no passado, os gráficos do indicador mostram que esse não é o teto. No entanto, quem deseja acumular renda com os FIIs, deve focar no rendimento da carteira desse ativo, e não no indexador.

Quais considerações devem ser feitas antes de abrir conta no exterior?

O processo de abrir a conta no exterior pode ser feito diretamente na internet. No entanto, o investidor precisa ter cautela com relação às regras tributárias e sucessórias. 

Continue lendo
Publicidade
Comentários