MEI
Confira as melhores dicas sobre empreendedorismo
Nos últimos anos, muito se ouve falar sobre o termo empreendedorismo. Especialmente em tempos de crise, trata-se de uma das alternativas encontradas para sair do desemprego ou, mais ainda, tornar-se dono do próprio negócio.
Mas, o que vem a ser empreendedorismo? Trata-se do desenvolvimento de habilidades e competências no que toca ao desenvolvimento de projetos, ou seja, empreendimentos. Relaciona-se aos conceitos de fazer, realizar e executar.
No mundo empresarial, o empreendedorismo começa com a iniciativa de implementar novos negócios ou, até mesmo, mudanças em empresas que já existem.
O termo foi difundido por Joseph Schumpeter, em 1942, que faz a relação entre empreendedorismo e desenvolvimento econômico. Outro autor, Robert D. Hisrich, define empreendedorismo como o “processo de criar algo diferente e com valor, dedicando tempo e esforços necessários, assumindo riscos financeiros (…) e recebendo as recompensas da satisfação econômica”.
A verdade é que o empreendedor é aquele que enxerga possibilidades que ninguém vê e, como menciona Augusto Cury, executa sonhos, caminha por lugares desconhecidos e não espera a felicidade acontecer, mas, a conquista.
Quais são as características do empreendedor?
Para enfrentar tantos desafios ao embrenhar-se em novos caminhos, o empreendedor precisa ser determinado, criativo, organizado, além de hábil em lidar com pessoas, processos e etapas.
O empreendedor precisa, acima de tudo, ser otimista, perseverante, corajoso, resiliente e autoconfiante. Afinal, o caminho é árduo, mas, as recompensas são gratificantes.
Como sei se sou um bom empreendedor?
As próprias características podem lhe fazer ver se pode ser ou não um bom empreendedor. Antes de encarar os desafios de abrir um negócio, avalie-se e identifique seus pontos fracos e fortes, falhas e habilidades.
A partir daí, veja como pode trabalhar falhas e fraquezas, sem desistir, até porque o empreendedor é aquele que nunca pára e está sempre em busca de se aprimorar. É claro que alguns nascem com um forte espírito empreendedor, mas, um desafiador pode estar aí, latente. Os empreendedores não nascem prontos, mas, podem desenvolver essa habilidade com o tempo.
E como empreender? No caso do microempreendedor individual (MEI), há vários cursos oferecidos pelo Sebrae que prestam todo o suporte para a abertura e formalização do negócio. Isso inclui, também, estratégias de venda, marketing e outras para fazer com que seu empreendimento cresça.
Faça uma pesquisa de mercado para identificar a receptividade de seu produto. Saiba vender seu peixe, procure meios de divulgação, aprimore a qualidade de seu produto ou serviço, fidelize sua clientela e tenha organização.
Mas, antes, não se esqueça de verificar se o negócio que pretende abrir é permitido para ser enquadrado como MEI. Verifique sua documentação necessária, assim como deveres e obrigações. Organização e planejamento são a base para qualquer negócio de sucesso.
-
Economia1 dia atrás
STJ decide que herdeiros de ex-combatentes não podem acumular pensões
-
Tecnologia1 dia atrás
WhatsApp deixará de funcionar em diversos celulares em breve. O seu é um deles?
-
Finanças2 dias atrás
5 centavos de 2019 com a letra A: moeda vale ouro para colecionadores
-
Educação1 dia atrás
Se você estimular esses 4 hábitos em seus filhos, eles serão adultos de sucesso
-
Agronegócio7 horas atrás
Zamioculca: segredos da planta da fortuna que ninguém conta (mas nós sim)
-
Economia2 dias atrás
Para onde vai o imposto que você paga? Veja quais estados mais devolvem em serviços
-
Moedas2 dias atrás
Real é a 7ª moeda mais desvalorizada em relação ao dólar
-
Economia2 dias atrás
Mercado eleva previsão de crescimento do PIB para 3,39% em 2024