Conecte-se conosco

Economia

Confira como descobrir seu NIS através do seu CPF

Através do número do NIS, é possível que os usuários sejam inclusos nos programas socias feitos pelo Governo Federal como Bolsa Família, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), entre outros. Saiba mais!

Publicado

em

A Caixa Econômica Federal é a responsável pela geração do NIS (Número de identificação Social). Através desse número, é possível que os usuários sejam inclusos nos programas socias feitos pelo Governo Federal como Bolsa Família, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), licença maternidade, 13º pagamento e seu saque, entre outros. Além da inclusão cidadãos nos programas sociais, o número é utilizado para aqueles trabalhadores formais e também os trabalhos que se encontram sem vínculo empregatício.

Isso traduz que o NIS tem uma ampla utilidade para efetuar a identificação dos brasileiros que têm ou podem possuir algum direito a eventuais tipos de benefícios sociais.
A sequência numérica do número de identificação é composta por 11 dígitos e pode ter uma vinculação com a Carteira de Trabalho do Cidadão ou com o Cartão de Cidadão e até mesmo online.

COMO DESCOBRIR O NIS PELO CPF?

É possível descobrir o NIS através do Cadastro de Pessoa Física(CPF) fazendo uma pesquisa no FGTS. Para fazer isso, basta acessar o site da Caixa Econômica Federal, preencher os campos obrigatórios ou até mesmo baixar o app intitulado FGTS.

E ainda, o aplicativo Carteira de Trabalho Digital e Meu INSS também torna possível essa consulta. Todas essas opções de aplicativos estão dispostas nos sistemas Android e iOS da Apple.
Além disso, é imprescindível que o download do aplicativo seja feito e fazer o cadastro, caso o usuário ainda não possua uma carteira digital.

O cidadão irá informar seu CPF e a palavra de acesso após obter todas essas informações e assim irá conseguir consultar o NIS na declaração.

Posso descobrir o NIS online?

Tem como descobrir o NIS através do Cadastro de Pessoa Física(CPF), fazendo uma consulta ao FGTS. Para isso, o usuário necessita acessar o site da Caixa e preencher os campos obrigatórios, ou ainda baixar a operação intitulada FGTS.

  • Acesse o site acesso.gov.br e clique em “Criar sua conta”;
  • Preencha os campos com suas informações pessoais;
  • Escolha uma forma de ativação (email ou SMS).

Outras formas de consultar é através do o aplicativo Carteira Digital e Meu INSS, pois eles também viabilizam essa consulta. As plataformas de consulta estão disponíveis para os sistemas Android e iOS para Iphones. Depois, deve-se fazer o download do aplicativo e cadastrar-se, caso o cidadão ainda não tenha uma carteira digital. Depois de obter todas as informações dos dados, o cidadão irá informar seu CPF e assim consultará o NIS.

Aplicativo Cadastro Único

O CadÚnico (cadastro único) é um sistema amplamente usado no Brasil para acessar as informações sobre os dados da população que se encontram em vulnerabilidade social. É através do aplicativo que se tornou possível a inclusão de grande parte das famílias brasileiras nos programas sociais promovidos pelo Governo Federal.

Para ilustrar de forma clara sobre o público que utiliza o aplicativo, que se encontra disponível agora para download na Google Play para os usuários do Android e Apple Store para os usuários da iOS, são os herdeiros do antigo programa Bolsa Família. Entretanto, os usuários podem pesquisar não apenas o seu próprio NIS, como também o de outros familiares, responsáveis pela ‘’Unidade Familiar’’.

É possível fazer a pesquisa entrando no link do sistema e fazendo o preenchimento das seguintes informações.

  • Nome completo;
  • Data de nascimento;
  • Nome da mãe;
  • Informar o Estado que reside;
  • Informar o municpio que reside;
  • Clicar em “Não sou um robô”;
  • Finalizar em “Emitir certidão”.

Essa consulta pode ser feita também pelo site do CadÚnico.

Quem está registrado no CadÚnico?
É de suma importância lembrar que há pré-requisitados para que seu cadastro esteja disponível no CadÚnico.
O cadastro permanece tendo validado apenas para as famílias que possuam uma renda anual por integrante família de até metade de um salário mínimo R$ 522,50 (valor que representa a metade do salário mínimo).

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS